segunda-feira, novembro 30, 2009

Tomo V do Livro segundo de O Capital

O lançamento do Tomo V do Livro segundo de O Capital, nas edições avante!, foi um acontecimento. Ou, por outra, parece que foi porque até é justa a dúvida se se terá realizado, dado o escassíssimo impacto mediático.
É claro que quem escreve é suspeito (oh!, se é…). Até porque teve parte activa no evento, mas – que querem? – parece-lhe que não só o lançamento em si desta obra, a primeira em português que vai tão longe na edição completa da obra capital de Karl Marx, como a intervenção do ex-reitor da Universidade Clássica de Lisboa e a presença e a intervenção do secretário-geral do Partido Comunista Português, num Salão Nobre da Reitoria a “deitar por obra”, justificavam outro tratamento. Que, naturalmente, não teve. Confirmando em que sociedade e com que informação vivemos.
Já agora, conto uma anedota. Estando a realizar-se, noutra sala da Reitoria, uma reunião da Ordem dos Técnicos de Contas, uma jornalista para ali destacada, ao saber que havia uma sessão de lançamento de um livro no primeiro andar, teve a curiosidade, que só lhe fica bem!, de ir saber do que se tratava, apesar de ser ... dos comunistas, e dirigiu-se ao Salão Nobre. Talvez estimulada pelo ambiente que sentiu, pelo acontecimento que “aquilo” era evidentemente, perguntou … se podia falar com o autor do livro.

4 comentários:

aferreira disse...

-A anedota do ano.
-Com toda a certeza que lhe responderam que sim.
-E não estavam a gozar com a srª jornalista distraída.

Justine disse...

Vivá ignorância institucionalizada! Vuvá a arrogância de quem nada sabe mas pensa que sabe....

samuel disse...

E não lhe fizeram a vontade?! :-)))

Abraço.

Antuã disse...

Assim vai a educação da "excelência" do PS e PSD.