terça-feira, novembro 03, 2009

Corrupção - no dicionário e em leituras paralelas e convergentes a O CAPITAL

Andam os tempos, e os escritos, e os ditos, grávidos de corrupção. Por isso, convém ter da palavra-conceito o significado e a etimologia. Não só a etimologia no seu sentido estrito de origem e formação das palavras, também no seu sentido político de natureza e finalidade do “governo das nações”.
Segundo o dicionário da Texto Editora, Corrupção (do Lat. Corruptione) (é) s.f., acto ou efeito de corromper; podridão; decomposição; putrefacção; (fig.) devassidão; adulteração; suborno; prevaricação.
Nas leituras em que ando, muito por culpa/causa da próxima apresentação do Tomo V do Livro Segundo de O Capital, encontrei, num texto de Conceição Tavares-Beluzzo*, a seguinte passagem «A função “corruptora” do capital a juros**, vislumbrada por Marx em sua imagem do Moloch e concretizada no processo de fazer dinheiro a partir do dinheiro, prescindindo de qualquer mediação do capital produtivo***, é também ressalvada por Hobson**** ».
.
Assim, talvez se perceba melhor. A "tormenta" e de quem a responsabilidade...
.
.
.
.
_____________________________________________
* - em Os antecedentes da tormenta. Origens da crise global, Editora UNESP, Brasil, 2009. Este texto, da autoria de Luiz Beluzzo-Maria da Conceição Tavares, foi originalmente publicado em 1980, na Revista "Temas de Ciências Humanas" e agora incluído no livro que me foi referido por Aloísio Barroso, o que muito agradeço.
** - Na edição portuguesa de O Capital, no ainda não publicado Livro Terceiro – o processo total da produção capitalista, a quinta secção, do Tomo VII, terá, em princípio, o título Cisão do lucro em juro e ganho do empresário. O capital que rende juro, pelo que este “capital a juros” corresponde ao capital que rende juro.
*** - D – D’.
**** - Hobson, J.A., The Evolution of Modern Capitalism, Allen and Unwin, Londres, 1965.

Sem comentários: