quinta-feira, outubro 15, 2009

Parábolas "estatísticas" - 1...

- Olá vizinho, bom dia... Tem água-pé nova?
- Bom dia, amigo... e da boa!
- Sabe? É que vou ter amigos lá em casa, de surpresa, e queria dar-lhes a provar da nossa pinga... Pode ceder-me um garrafão?
- Por ser para si...
- Obrigado. E quanto é?
- Olhe, atão comprei a 100, pus-lhe em cima 20%, estou a vender a 120... mas, por ser para si, fico só com metade do lucro, fico só com 10%...
- Obrigado. Então diga lá.
- Não lhe vendo a 120, vendo-lhe a 108... diz aqui a minha maquineta... faço-lhe 10% e fico só com metade do lucro.
- Ó amigo!, olhe que se enganou. Isso são 10% do preço de venda, e o seu lucro (ou lá o que lhe chama) é calculado com base no custo, e passou a ser só de 8% na venda que me fez. Vá... eu pago-lhe a 110 porque não o quero enganar... mas veja bem essas contas.
.
O meu vizinho da tasca ficou a olha para a "maquineta" e a coçar na cabeça. Com esta "formação", e na "selva" dos manipuladores de números e estatísticas, os pequenos comerciantes terão pouca capacidade de sobreviver. Há que pensar nisto.

6 comentários:

Ricardo disse...

Bom apontamento. Ironia q.b. à parte, talvez assim haja quem querendo ser rigoroso consiga evitar alguns disparates...

joseluz disse...

Caro Sérgio
Mais uma SUGESTÂO que pode ajudar a sua INTENÇÃO de procurar as razões pelo o qual o PCP não tem obtido melhores resultados eleitorais e porque há decadas que procura servir com as suas propostas politicas anti-proletárias a burguesia nacional.
Vá e consulte "odiario.info." e estude com atenção o artigo do dirigente comunista Mexicano,Pavel Blanco Cabrera "Está aberta uma perspectiva anti-capitalista".

Anónimo disse...

Sérgio, confesso que já me está a faltar a paciência para ver as moscas varejeiras que andam a esvoaçar no teu blogue.
Não se pode exterminá-las?

Campaniça

GR disse...

Que sorte tem o teu vizinho ao ter por perto um Mestre em Economia.
Reparo que o dono da tasca não lê este magnífico blog, pois saberia o que é o lucro!
Parabéns gostei de ler este post e espero que a água-pé, seja boa.

Um Gd bj,

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Ricardo - um abraço. Vai haver mais parábolas... que tu entenderás.
joseluz - V. está mesmo convencido ou é mesmo convencido? Agradeço-lhe as sugestões, algumas bem tardias, e não retribuo porque me parece não valer a pena.
Campaniça - então, camarada, a paciência não é revolucionária, como diz o Jerónimo?
GR - Um beijo. Modéstia à parte, a água-pé destas paragens é sempre boa! O meu vizinho e amigo da tasca só em parte é... parabólico.

Maria disse...

Ontem foi dia de não-net.
Hoje pergunto-te se a água pé estava boa... :)
Tive que sorrir com a Campaniça, pois.

Beijo