sábado, outubro 24, 2009

Às vezes apetece tanto!

Vou-me Embora pra Pasárgada

Manuel Bandeira

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica

Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.
_______


Mas não se assustem - ou não suspirem de alívio...
Não me vou embora para Pasárgada porque estou na "minha Pasárgada", embora republicana e eu não seja amigo nem do Presidente da República nem dos "poderosos da terra".
Mas, verdade, verdadinha, às vezes, por aqui, fico mais triste, mas tão triste de não ter jeito.
E por aqui fico. Lutando.
Também contra a tristeza pelo que se passa na "minha" Pasárgada.

15 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Eu também ando muito triste. Não consigo ultrapassar a desilusão. Um beijo.

Justine disse...

Conclusão: até as Pasárgadas têm defeitos!
Mas "esta" tem mais qualidades que defeitos, não é??

Rosa dos Ventos disse...

A desilusão é uma constante da vida e alterna com o sonho!
Eu estou numa de desilusão, por agora.

Abraço

CS disse...

Ficamos com o pau-de-sebo. Mas ficamos!

Fel de cão disse...

Obrigado amigo. Sou um leitor compulsivo, adoro poesia e um dos meus preferidos é Manuel Bandeira. Leio sempre os seus "posts" quase sempre com temas políticos,sociais, económicos... Mas um poema (de um grande escritor e poeta) vem sempre a calhar. Ponha cá para fora os poetas que conhece (e devem ser muitos)... Nós agradecemos e vamos aprender muito de certeza. Um abraço amigo.

GR disse...

Para mim bastava "...alcalóide à vontade"
Por momentos sonhava que também pertencia à tua geração,
onde os homens são heróis,
a determinação um dever,
a Luta um caminho com futuro.
Só mesmo com "...alcalóide à vontade" esqueço que,
pertenço à geração, onocentauro.

Um grande bj,

GR

samuel disse...

Para quê esperar? Vamos fazendo tudo isso... no caminho para Pasárgada...

Abraço.

Ana Martins disse...

Às vezes apetece muito, assim nesses momentos de paragem e certo desalento, mas desapetece logo ao voltar à luta e ao pensar em porquê e por quem se luta!

"O que é preciso é termos confiança
Se fizermos de Maio a nossa lança
Isto vai, meus amigos, isto vai!" JCAry dos Santos

Maria disse...

Às vezes também me apetece. Ultimamente tantas vezes... mas vou ficando, apesar de tudo.
A paciência é revolucionária, certo?

Um beijo

Hugo disse...

Há homens que lutam 1 dia e são bons!
há outros que lutam 1 ano e são muito bons!
Há aqueles que lutam muitos anos e são excelentes!
Mas há os que lutam uma vida inteira. E esses, são os imprescindíveis.

Um abraço fraterno de alguém que ainda agora o "começou a conhecer".
Força

Unknown disse...

Não me vou embora para Pasárgada.
Cá tenho um país lindo,
um povo lutador,
um Partido, um amor,
uma terra e um mar.
E um caminho para ir indo
"rumo à estrela polar"

joseluz disse...

Então caro Sérgio,anime-se homem, já viu até que ponto está a contagiar os seus amigos e leitores,um homem com a sua formação, experiência e pela sua participação na PRECIOSIDADE das propostas de politica económica que serviram de base ao programa eleitoral e que vão ser definidoras da acção do partido nestes próximos quatro anos no parlamento não se compadecem com o seu desfalecimento,ou já concluio que as ditas vão ao encontro das necessidades da burguesia capitalista e altamente prejudiciais e que aplicadas agravarão ainda mais o desemprego e a exploração sobre o proletariado?
Para o ajudar a ultrapassar este momento menos bom e a cumprir a sua decisão de "procurar as razões" das derrotas que se vem acumulando,e revigorar os seus conceitos politicos "marxistas-léninistas" aconselho a si e aos seus leitores sem procurar ser a vossa LUZ,que consultem o "oassaltoaoceu.blogspot.com" talvês aí encontrem as razões dos erros (para não dizer outra coisa)e o caminho que é necessário trilhar.

Anónimo disse...

O texto a estudar em "oassaltoaoceu.blogspot.com" é "Reformas ou Revolução"

Sérgio Ribeiro disse...

Meus Caros (até aqueles que o não são), quem se vai embora para Pasárgada é (ou foi) o Manuel Bandeira. Eu não! Nem em alturas bem piores que esta. Desânimo? Nem um pingo.
E quanto ao insistente jl, que lhe hei-de fazer? Recomendar que releia o texto para que terei contribuido (como terei contribuido para o do Pedro Carvalho no Militante que tanto lhe agradou, com as conversas que vamos tendo há muitos anos) mas de que não sou autor, e que tantos engulhos lhe fazem. Olhe... paciência!

joseluz disse...

Caro Sérgio Ribeiro
Não tenho que relêr o texto para o qual contribuiu,o Sérgio é que tem que explicar como é que aquelas propostas económicas têm como objectivo central e prioritário o combate ao desemprego e como não servem os interesses da classe capitalista.
Quanto ao texto de P.Carvalho,e ao dialogo que travou com ele,que não coloco em dúvida,o seu pensamento em relação ao de P.Carvalho,principalmente os últimos artigos,tem uma diferênça como da noite para o dia.
Sobre o "mergulho" que diz ir fazer no "tomo v do capital",acho que lhe vai fazer muito bem,porque bem necessitado está disso.
Ainda quanto a sua negação sobre o seu desfalecimento e desmoralização, só espero que não seja mesmo, nem um "pingo".
Não se esqueça da última sugestão que lhe fiz, "Reformas ou Revolução" em "oassaltoaoceu.blogspot.com"
Bom estudo