quinta-feira, julho 16, 2009

Reflexões lentas... sem compromisso mas cumprindo-os

novaiorquinas17 (museus3):
.
O MoMA (Museum of Modern Art) foi fundado em 1929. E, desde logo, salta a reflexão sobre a quantidade de coisas que se encontram, em Nova Iorque, com a referência deste ano. 1929!

Tínhamos feito uma rápida passagem pelo átrio, amplo e cheio de gente, com entrada por duas ruas (a 53ª e a 54ª), ou entrada por uma e saída por outra.
Mas não havia tempo, nessa vez, para sequer entrar no "miolo". Apesar do impacto de uma relativa desilusão por, ao contrário de outros museus, o exterior do "objecto"-museu pouco dizer, logo o MoMA nos atirou à cara, nesse átrio, com um écran enorme onde passavam cenas de uma caótica sessão da bolsa de NYC, em que sucediam planos de caras e corpos lassos, esgotados, de homens e mulheres, correctores, absolutamente siderados, misturados com papeis e computadores e casacos-fardas atirados ao abandono. Planos impressionantes, retratando uma das recentes sessões bolsistas da "crise", não de 1929 mas de agora. E ali passavam aquelas impressionantes imagens de caos, desorientação, desespero, perante a indiferença de quase todos os passantes, a caminho dos balcões de informações e bilheteira ou, simplesmenete, repousando da cansativa visita..
Dessa vez, só apalpámos o ambiente, apenas nos apercebemos do corropio.

Voltámos, depois, no último dia, para entrar e ver, andar, subir e descer, fotografar. E almoçar num dos locais em que é possível fazê-lo. "Aquilo", por dentro, é um mundo em apenas 6 andares e duas caves.
Fomos lá, na manhã do último dia, depois de uma passagem pela célebre livraria Barnes & Noble e de termos confrontado o regresso de Keynes, acompanhado por Adam Smith e... Marx.
E de novo encontrámos as mesmas imagens da sessão de Wall Street a passarem no enorme écran do átrio. São mesmo impressionantes.
E entrámos.

Por agora, deixo só uma "graça": como a fotografia - no MoMA pode fotografar-se... - fazem de uma escultura num museu um quadro num museu. É a passagem das 3 para as 2 dimensões!

2 comentários:

Maria disse...

Continuando a gostar das tuas reflexões...

Justine disse...

Gosto tanto dessa fotografia!
(e o teu texto está à altura do MoMa!)