quinta-feira, abril 09, 2009

Correcção necessária

  • O que é importante demonstrar é que os eleitos nas listas da CDU, quer para a Assembleia da República, quer para o Parlamento Europeu, são, de muito longe, os mais “produtivos” e os que estão mais ligados ao País, a quem representam.
  • Isso é insofismável, por mais sofismas, e erros e omissões que se cometam.
  • Mas, depois, há o rigor. E, neste caso, quantificar “produção” e “ligação ao País” é tarefa muito difícil e, nalgumas vertentes, impossível.
  • Há, no entanto, uma questão prévia e em que insisto: muito mais significativo que quem fez o quê, é o que foi feito do mandato que os portugueses deram para que os representassem, na AR ou no PE (ou nas autarquias).
  • No PE, em 2004 foram eleitos dois candidatos na lista da CDU – e foram o 8º e o 19º nos 24 mandatos a que cabia a representação dos portugueses (agora passou a 22!).
  • Até hoje, Ilda Figueiredo cumpriu integralmente o 8º mandato, Pedro Guerreiro e eu dividimos o cumprimento do 19º mandato, de acordo com as regras do PE.
  • Nesta legislatura, estive de 20 de Julho de 2004 a 11 de Janeiro de 2005 no PE, e Pedro Guerreiro de 11 de Janeiro de 2005 até hoje, e decerto até ao fim do mandato.
  • O trabalho que fiz deve somar-se ao trabalho que Pedro Guerreiro fez, como, nos mandatos do PS, o de Fausto Correia ao de Armando França, e o de António Costa ao de Manuel dos Santos. E foram as únicas substituições.
  • Só assim é comparável. Não pode entrar nas comparações com o trabalho de outros deputados o trabalho que fiz, e a divisão por meses de mandato é totalmente enganadora.
  • Li, no avante!, que “mesmo Sérgio Ribeiro, que foi substituído em Janeiro de 2005 por Pedro Guerreiro, alcançou em apenas seis meses um ritmo mensal de trabalho que, hoje, no final de mandato, só foi ultrapassado por quatro deputados de outros partidos”, o que está expresso em gráfico.
  • Não gostei!, embora muito valorize o trabalho e quem o fez apesar desta ressalva. E não só, ou sobretudo, por razões pessoais. Os meus “apenas seis meses” foram uma semana de Julho, para distribuição por comissões, eleição de presidente, vice-presidentes e questores, preparação de trabalho para depois das férias, foi Agosto, em que o PE está encerrado 3 semanas, foram Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, de que apenas metade conta. Em resumo, os 6 meses resumiram-se a cerca de 3 meses e meio para trabalho "contabilizável".
  • Saí em Janeiro de 2005 no cumprimento de compromisso (para comigo) segundo o qual logo que tivesse feito trabalho que justificasse o ter-me apresentado como candidato seria substituído. Tive a “sorte” de “agarrar” e de fazer 1 relatório muito importante sobre as pescas (até Janeiro de 2005 nenhum português teria feito qualquer relatório), 26 intervenções em plenário e 13 perguntas, tantos relatórios e perguntas como o detentor do mandato do BE em todo o mandato até agora!...), e saí satisfeito e tranquilo, na minha consciência e por quem me substituía, e a cuja “produção” deve ser somada a minha assim como as viagens que fiz pelo País todo, particularmente à Madeira e Açores para a elaboração do relatório.
  • Não aceito o confronto com os “quatro deputados de outros partidos” que me teriam ultrapassado em “ritmo mensal”, nem mesmo se, corrigida a duração útil dos meus 6 meses, se verificasse que apenas Manuel dos Santos me ultrapassaria, mas só devido à contagem de intervenções em plenário na condução dos trabalhos como vice-presidente, o que exige ser ponderado.
  • Quem vota na CDU pode estar certo que será representado (como todos os portugueses) por quem trabalha e sobretudo valoriza a sua ligação ao País!

8 comentários:

Maria disse...

Camarada Sérgio

Estes dias, se calhar por serem dias menos pesados de trabalho, tornam-se dias "mais pesados" de convívio.
Vou sair novamente para mais um jantar e mais música. PROMETO ler melhor este post (e o anterior) quando voltar, pois apenas o li "em viés".
Até já.

samuel disse...

"Quem vota na CDU pode estar certo que será representado (como todos os portugueses) por quem trabalha e sobretudo valoriza a sua ligação ao País!"

E quem não gosta de o ouvir, pode fazer de conta que não ouve, não sabe... mas dificilmente o pode contestar. Isso é que interessa!

O pormenor dos "meses que afinal são semanas", mais reforça a certeza da qualidade e empenho desse trabalho.

Abraço!

Maria disse...

Sabes que te leio muitas vezes sem te comentar. Isto mesmo deve ter acontecido quando fizeste o quadro da "produção" no PE com os tempos, relatórios, perguntas, intervenções, eu sei lá, dos vários partidos portugueses. Foi um quadro que serviu para vários posts por aqui, noutros blogues, estou a lembrar-me do "castendo" e do "tempo das cerejas" (se é que a minha memória não falha), embora tenha a sensação de que já vi o teiu quadro noutros blogues...

É evidente que, quando fazemos contas, as temos que fazer como tu fizeste, por mandatos (tendo portanto em conta as substituições, se as houver), e isto é válido para apreciar o trabalho (produçlão) de TODOS os partidos, seja no PE seja na AR. Assim, as tuas contas parecem-me certas, e acertadas, pois não podemos contabilizar cada camarada (agora falo de nós, porque os outros não têm este nome!) que passa pelo PE ou AR por um curto espaço de tempo.
Não li o meu (nosso) semanário esta semana. Não apareceu aqui à venda (boicote? mau trabalho da distribuidora? é o que havemos de saber), mas hei-de procurar ler o artigo todo que referes e analisas aqui.

Passeei-me um bocado pelos posts anteriores, aqui no Anónimo, e dei-me conta que não comentei ultimamente... às vezes estamos de acordo e nem vale a pena (vale?) escrever o célebre "pois"... :)

Dizer finalmente que o teu último parágrafo deste post é o que nos distingue de todos os outros eleitos, seja em que eleições forem...
Temos um "slogan" de que gosto muito, e que já é nosso há muito tempo: Trabalho, Honestidade, Competência. Os Portugueses sabem...

Beijos

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, Maria e Samuel (e mais quem me leia "estes" posts e não comente). Eu sei que, às vezes, sou um "chato". Espero não o deixar de ser...

Abraços e beijos para uns, saudações para outros.

Crixus disse...

Tomara que houvessem muitos "chatos" como o Sérgio, que divulga, esclarece, ensina com grande rigor e proveito para quem o lê, e que, como eu, apesar de nem sempre comentar, não dispensa a visita ao "anónimo".

Justine disse...

Não tenho dúvida nenhuma que assim é!

Miguel disse...

É realmente um trabalho que só pode orgulhar a CDU - e não devemos ter qualquer problema em divulgá-lo!

Um abraço

GR disse...

Perguntas – Declarações de Voto – Relatórios – Intervenções – entre outras podemos reler, na página do PE ou na do PCP.

http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=2&id=152&Itemid=587

Será que há dúvidas quanto ao trabalho dos nossos deputados?
Sérgio,
O trabalho que fizeste qualquer outro partido levaria anos e seria um trabalho medíocre, sem o mínimo de interesse para os trabalhadores.
A CDU faz a diferença!

GR