sexta-feira, março 27, 2009

A concentração das reservas monetárias

Recebi, de um amigo, uma lista elaborada pela CIA (que é pública mas, ao que parece, não publicada) sobre a distribuição das reservas de divisas estrangeiras e ouros de 155 países, reportadas a, na maioria dos casos, 31 de Dezembro de 2008.
Não havendo enormes novidades no ordenamento, este impressiona pelo distribuição e concentração do que será a base material do dinheiro que circula pelo planeta.
De muito longe, o país com maior valor (em dólares) de divisas estrangeiras e ouro é a China, com mais de 2 biliões (2,2 com Hong-Kong) seguindo o Japão com 954 milhares de milhões e a Rússia com 435 milhares de milhões.
O total de divisas e ouro na China estará ao nível do total dos 5 países que a seguem na lista (além do Japão e da Rússia, Taiwan, Índia e França).
As reservas dos 8 paises que vêm a seguir (Coreia do Sul, Brasil, Singapura, Argélia, Alemanha, Tailandia, Malásia e Itália), e que estão acima de 100 mil milhões, somam, no total, menos de metade das que a China possui.
Os Estados Unidos? Estão em 23º lugar com 70 mil milhões!
Importa conhecer e avaliar o significado desta situação, criada pelo modo como tem evoluido a economia mundial, que faz com que a base material em que assenta toda a financeirização da economia tenha esta desequilibradíssima distribuição com uma desmesurada concentração e um vácuo nos cofres da "cabeça do imperialismo", e ela pode ilustrar-se por um castelo de cartas assente sobre areias movediças. E se preocupa a CIA (o que é preocupante), não menos deve preocupar... quem se preocupa com o mundo em que vive hoje e com o que está aí à porta.
E é por causa desta situação que se começa a ouvir falar, embora em surdina, na necessidade de rever a posição do dólar como "moeda universal", e das erradas decisões (para quem?) tomadas em Bretton Woods no pós-guerra e do sr. Keynes que esteve contra elas
Fica, por agora, apenas o apontamento.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já tinha ouvido chamar ao capital financeiro/império/colonização(?) muita coisa.Agora "coisa de homem branco de olho azul"como chamou Lula,preciso que alguém descodifique.É caso para dizer:QIMU(O)NDO(A) este!

Justine disse...

Apontamento muito pedagógico e esclarecedor!

Anónimo disse...

Em surdina não, amigo Sérgio. O Governador do Banco Central Chinês, no passado dia 23 de Março, em artigo propositadamente publicado também em inglês - http://www.pbc.gov.cn/english//detail.asp?col=6500&ID=178 - colocou abertamente e com toda a clareza a necessidade de se substituir o dólar como moeda de reserva e meio de pagamento universal por outro tipo de divisa internacional, desvinculada de qualquer estado particular. A Rússia já expressou publicamente o seu apoio. Estou convencido que esta data, 23 de Março de 2008, o dia em que a China começou a mostrar as garras, ficará na história monetária mundial.

HM

Anónimo disse...

Sim, eu sei que sou uma tremenda ignorante e juro que não faço a mais pálida ideia onde fica Bretton Woods ( penso que é um ponto qualquer na geografia). E também não sei que decisões lá foram tomadas nem por quem. Mas, suspeito que não estiveram presentes representantes dos sem terra.
Safa! o descaramento que eu tive de arranjar para escrever este comentário mas...a curiosidade é muito forte.

Campaniça

Fernando Samuel disse...

Utilíssimo apontamento.

Um abraço.