quarta-feira, novembro 05, 2008

A ignorância arrogante ou a arrogância ignorante

Atirei-me ao artigo cheio de boa vontade. Tinha sobre ele umas sopradas referências positivas e umas perguntadas interessantes dúvidas. E este autor, Miguel Sousa Tavares, às vezes acerta, no seu disparar verborreíco, embora mais disparate que acerte. E o título era convidativo: O fim de um mundo falso.
Tudo parecia confirmar as boas expectativas. Um levantar de questões sobre o mediático "mea culpa" de Alan Greenspan... até que: "Marx (e a) crença de que a propriedade era um roubo !
Não li mais.
Primeiro, essa coisa da propriedade ser um roubo é de Proudhon, que escreveu A Filosofia da Miséria, a que Marx respondeu, cáustico, com A Miséria da Filosofia.
Depois, no Manifesto, Marx (e Engels) não pode ser mais claro:
"Horrorizai-vos por querermos suprimir a propriedade privada. Mas, na vossa sociedade existente, a propriedade privada está suprimida para nove décimos dos seus membros; ela existe precisamentepelo facto de não existir para nove décimos. Censurais-nos, portanto, por querermos suprimir uma propriedade que pressupõe como condição necessária que a imensa maioria da sociedade não possua propriedade.
(...)
"O comunismo não tira a ninguém o poder de se apropriar de produtos sociais; tira apenas o poder de, por essa apropriação, subjugar a si trabalho alheio.
(...)"
O que está antes, o que está no meio, e o que vem depois não é menos interessante e elucidativo. Para quem queira falar de Marx, do socialismo, do comunismo com seriedade.

5 comentários:

Fernando Samuel disse...

O que não é nem nunca foi o caso dessa personificação da ignorância arrogante e insolente que dá pelo nome de mst.


Um abraço.

Anónimo disse...

epá fui ler...que nojo!às vezes interrogo-me se terá havido falta de acompanhamento do senhor no que toca ao saber ler, vou continuar com o meu preconceito em relação esse senhor desrespeituoso de ar insolente, optando não querer de todo ler nenhum dos seus livros...arrrrg!

Maria disse...

Um dia destes corro o risco de ficar ignorante. Recuso-me a ler esse tal de mst. Como me recuso a ler outros e outras por aí.
Prefiro ler-te, e a outros, sempre fico mais aliviada por repartirmos o enjoo...

samuel disse...

Com a última frase é que "lixaste" tudo. Seriedade?!... :-)))

Anónimo disse...

Desta vez não comento o uisquista militante. Sérgio, é verdade que nos encontramos na Sexta-feira?