domingo, outubro 05, 2008

Teses para op XVIIIº Congresso do PCP

O que está proposto para discussão nas bases do Partido como projecto de resolução política no XVIIIº Congresso. Por exemplo:
.
1.0.1. O XVIII Congresso realiza-se numa situação internacional de grande instabilidade e incerteza em que avulta, como traço particularmente marcante, o desenvolvimento de uma crise económica e financeira do sistema capitalista de grandes proporções que está a assolar o mundo.
(...)
1.1.4. A financeirização do capital continua a acentuar-se. A própria dinâmica da exploração gera uma massa de capitais sob a forma de dinheiro, excedentária e em crescimento que, na busca de rápida reprodução, se desloca para a esfera financeira e especulativa, em detrimento do investimento produtivo, contribuindo para a transferência e concentração das mais-valias geradas. Uma tal situação é acompanhada da criação e crescimento de mercados cada vez mais distantes da economia produtiva (como os de "futuros" e outros instrumentos financeiros) que, no quadro da livre circulação de capitais, das deslocalizações e criação artificial da procura pelo crédito fácil, acentuam a irracionalidade e a anarquia do sistema capitalis, e se tornam factor maior da instabilidade monetária, bolhas especulativas e colapsos bolsistas, e tendem a tornar as crises ciclicas de sobreprodução mais frequentes, mais globais e mais destruidoras.
.
Como é evidente, as teses fazem parte de um conjunto (de 92 páginas compactas) e não se devem apreciar isoladamente, mas parece oportuno apresentar alguns exemplos.

1 comentário:

O Puma disse...

Esta europa

está no ljmite