segunda-feira, outubro 13, 2008

Mais (outras) teses

Mas muito úteis. (Também) fazem pensar. Haja quem. E quem aja. (isto digo eu).

Séries ii e iii:

Teses sobre um regime, ii. A igualdade é um princípio do processo democrático, não é um fim. Nicky Florentino.

Teses sobre um regime, ii.i. Sob o alcance do processo democrático, para a igualdade concorrem tanto as políticas públicas quanto as iniciativas privadas. Nicky Florentino.

Teses sobre um regime, ii.ii. Sob o alcance do processo democrático, a igualdade é consequência, quando é consequência, também da dinâmica política, não efeito ou propósito do regime. Nicky Florentino.

Teses sobre um regime, ii.iii. Por si só, o processo democrático não garante a reprodução dos seus princípios, entre os quais a igualdade. Nicky Florentino.

Teses sobre um regime, iii. O processo democrático é um processo condicionado e contingente. Nicky Florentino.

Teses sobre um regime, iii.i. As garantias do processo democrático não são exclusiva ou necessariamente democráticas. Nicky Florentino.

Teses sobre um regime, iii.ii. Por si só e mesmo que integralmente, o povo não é o suporte do processo democrático. Nicky Florentino.

Teses sobre um regime, iii.iii. As garantias do processo democrático são institucionais - isto é, suportadas por corpos e procedimentos formais - e difusas - isto é, assentes em atitudes, orientações e valores com densidade cultural e nas acções e práticas individuais ou concertadas. Nicky Florentino.
__________________________________________________
"pescadas", desta vez com a devida autorização (e vénia)
em albergue dos danados

Sem comentários: