domingo, julho 06, 2008

Vale mais (aparentemente) só que mal acompanhado

Leio que o Grupo Parlamentar do PCP ficou isolado na tomada de posição da Assembleia da República de congratulação pela libertação de Ingrid Betancourt. É falso, ou melhor, é a mentira que serve!
O GP do PCP apresentou um voto de congratulação, e todos os outros partidos ficaram isolados do GP do PCP por não o terem votado.
O GP do PCP não quis, em contrapartida, as "boas companhias" que estão num outro voto par(a)lamentar, em que o sr. Uribe é herói (se não santo milagreiro!), e tudo se esquece sobre o seu passado e presente (sim!, há muito mais vítimas da situação da Colombia além da sra. Betancourt e muito ficou por resolver, se é que não ainda mais longe da solução pacífica e humanitária, com esta libertação).
O GP do PCP (que não me passou, evidentemente, procuração) terá preferido ficar só a ficar mal acompanhado, enquanto os outros preferiram as más companhias à companhia de quem disse o seguinte:
É com satisfação que hoje assinalamos nesta Assembleia da República o regresso à liberdade de Ingrid Betancourt, bem como o seu desejado reencontro com a família.
Por isso apresentamos um voto de congratulação com esse facto que é de toda a justiça que a Assembleia da República assinale.
(da intervenção de Bernardino Soares)
E havendo tanto para dizer, mais não digo.

20 comentários:

samuel disse...

Sim. Há tanto para e por dizer.

Anónimo disse...

A senha capitalista anda à solta. Teremos que estar atentos e activos.

Anónimo disse...

E o insuspeitíssimo José Saramago demarcou-se sem sofismas dos terroristas colombianos declarando ao Diário de Notícias: "As FARC não são um movimento revolucionário. Começaram por sê-lo, mas há muitos anos converteram-se noutra coisa, porque um grupo armado que a partir de certa altura vive substancialmente do narcotráfico e do sequestro pode chamar-se tudo menos revolucionário." (sem link disponível).

Sérgio Ribeiro disse...

A propósito de narcotráfico, parece que o sr. Uribe tem um larguíssimo (e bem documentado) curriculum.
E façam favor, os atentos e cobardolas anónimos, de encontrar uma linha de apologia e apoio às FARC e seus procedimentos no que está por este blog.
No entanto, sem entrar no simplismo de afirmar que os inimigos dos nossos inimigos nossos amigos são, há sempre que saber de que lado se posicionar, e ao lado de Uribe & Cia. não me encontrarão.
Congratulando-me, por princípio, com a libertação da sra. Betancourt, que de tão boa saúde me pareceu, pergunto pelos milhares de presos, torturados, mortos, anónimos (não desses que aparecem por aqui...) da conta-corrente da firma Uribe & Cia.

Anónimo disse...

A propósito de narcotráfico, parece que o sr. Uribe tem um larguíssimo (e bem documentado) curriculum.

Claro, claro. Uribe é um agente infiltrado do grande satã americano. O Chávez e o Fidel são os anjinhos revolucionários que vieram libertar o povo do grande opressor. Haja paciência.Hasta La Muerte!

Anónimo disse...

Até para jogar ping-pong, há que ter cuidado com os parceiros que se escolhe. Com batoteiros, nem ping-pong, nem à sueca, nem a matraquilhos. Nem a nada. Ainda por cima com a cara tapada. "à terrorista" ou narco-traficante ou traficante de qualquer outra coisa!
Não jogo. 'Tá dito.

Justine disse...

Mas disseste o suficiente, para pôr bem a claro a manipulação despudorada da comunicação social. Quanto ao resto, aos cobardes sem rosto, só merecem desprezo.

Anónimo disse...

Não entendo qual é o problema. O PCP diz claramente de que lado está. Do lado dos terroristas das FARC. Não enganam ninguém:

http://resistir.info/colombia/roz_04jul08.html

http://www.avante.pt/noticia.asp?id=16264&area=19

Quem é que aqui diz o contrário?

Anónimo disse...

E se o anónimo cobardolas das 3:27 fosse dar uma volta até ao "tempo das cerejas" e em seguida ganhasse coragem e partisse para "memórias e combate".
a.ferreira

Anónimo disse...

Continuem a atacar o mensageiro e não a mensagem. Táticas de guerrilha percebem vossas excelências.

Anónimo disse...

e... "os milhares de presos, torturados, mortos, anónimos (não desses que aparecem por aqui...) da conta-corrente da firma Uribe & Cia"?
Esses não dizem nada aos anónimos cobardolas!

Anónimo disse...

Já a blogosfera é moderníssima. Gosto dela porque nela muita gente escreve bem e também porque me garante: sim, os pulhas existem e até se exibem. A blogosfera acreditou para si uma tal forma de impunidade que chega a ser enternecedor ir lá para ver o que as pessoas dizem. Sobretudo nesse superlativo absoluto simples da blogosfera (onde já não se escreve tão bem mas a sinceridade é ainda mais crua) que são as caixas de comentários dos blogues. Como o anonimato é quase a regra, as pessoas expõem-se até ao mais recôndito bocado de si, sendo este, a mais das vezes, o intestino grosso.

É aí que tenho encontrado "Luísa", em várias caixas de comentários, geralmente a defender a Cuba de Castro e os narcotraficantes das colombianas FARC. Foi ela quem me alertou, agora, para a célebre fotografia de Ingrid Betancourt, de Outubro de 2007, magríssima e olhos desalentados, e a comparou com a esfuziante mulher destes dias. Desde Outubro, sabe-se, houve várias possibilidades de entrega da prisioneira e é natural que a engordassem para as FARC não ficarem muito mal na fotografia (delas, as FARC). Mas "Luísa" prefere sugerir: a prisão de Ingrid Betancourt foi uma farsa e a prova é que ela aparece como quem vem de um spa.

Não vou insultar ninguém lembrando o que Ingrid Betancourt perdeu nestes seis anos - quem quer, sabe. E fico muito agradecido à blogosfera por me lembrar que há gente como "Luísa".

http://dn.sapo.pt/2008/07/06/opiniao/ela_esta_bom_aspecto.html

Sérgio Ribeiro disse...

Não faço a mínima ideia de quem é "Luísa", nunca li qualquer comentário com esse nome, não sei quem é "Tavares Urbano" (ao menos tem apelidos... e honrados). Reafirmo que a minha congratulação pela libertação de Madame Betancourt é muito sincera e não tem a ironia que pode parecer, ou querer ver-se insinuada, porque adivinho o que devem ter sido esses seus seis anos de vida.
Não esqueço é... os outros, os "sem nome"!

Anónimo disse...

Vejo a convocatória que me mandaram por email para que me junte, no dia 04 de fevereiro, a uma manifestação contra as FARCs. Não coloco em questão o fato de que a insurgência na Colômbia cometeu e comete inúmeros atos depreciáveis que afetam a dignidade humana. Não vou enumerá-los aqui, pois não é preciso se aprofundar no horror. Há coisas que não são defensíveis nem ideológica nem política e nem eticamente falando. Dito isto, o que quero é expressar a minha opinião em relação ao texto e ao propósito da convocatória. Me parece repugnante que as pessoas que se auto-consideram “de bem” na Colômbia lancem agressões e qualquer outra quantidade de epigrafes contra as FARCs e, no entanto, essa mesma gente se cala, de modo cúmplice, frente aos milhares de crimes cometidos pelo paramilitarismo, com a ajuda – e isso podemos dizer, hoje, com grande propriedade, do Estado colombiano.



Hoje conhecemos pelos mesmos paramilitares a maneira pela qual importantes funcionários do Estado contribuíram para forjar sua indústria criminal, expandindo tal fenômeno e seu corrosivo poder por todo o país, até o ponto de estar permeando todos os níveis do Estado e do governo. Passamos a conhecer, entre outras coisas, onde estão as valas comuns – as levadas a conhecimento público, claro -, e quantas pessoas foram assassinadas e desapareceram em todo o país. Até hoje, muitas famílias ainda não sabem o que aconteceu com seus familiares e, da maneira como andam as coisas, nunca saberão, pois as audiências que contaram com a presença de paramilitares e que se supunha que a verdade seria toda levada à tona, sem nenhuma sobra de dúvida, deixaram a sensação de que há mais coisas que ainda ocultam do que levaram a público. Isso, para não mencionar o fato de que alguns dos familiares das vítimas que assistiram às audiências clamando por justiça e pela verdade terminaram assassinadas.

Hugo Paternina Espinosa

Sérgio Ribeiro disse...

Caio em cada uma. É indesculpável!
Cheio de boa fé, e porque o autor do post tinha nome, respondi-lhe!
Afinal, depois de uma pequena busca à procura da tal "Luísa" (que não encontrei... e se calhar nem existe), vi que tavares urbano é o "mais recôndito bocado" que um anónimo expõe, é "o seu intestino grosso", pois não há nenhum tavares urbano.
Ora o que, acima, está entre aspas - e com que concordo - é retirado de uma "opinião" publicada ontem no DN por um cavalheiro chamado Fernandes sobre o anonimato na blogosfera.
O caso é que o tal anónimo apenas transcreve parte substancial desse artigo do sr. Fernandes. Tudo muito curioso, não é?
Não só é anónimo, como arranja dois apelidos (e escolheu bem) para esconder o anonimato, como plagia o sr. Fernandes. É demais para um homem só. Quase dou outra vez razão ao sr. Fernandes (ao que isto chegou!) quando acha que "a blogosfera é o inferno para Jean-Jacques Rousseau" e atira o que acha mentira (os homens são naturalmente bons) "para o caixote de lixo da História".
O que eu acho é que não era preciso ir à blogosfera. Bastaria ao sr. Fernandes ler o DN e as suas opiniões para tirar a conclusão que quis tirar. Que não é a minha: sou ainda rousseauiano! O pior são as circunstâncias que ajudam a natureza a fazer (e a desfazer) os homens.
Mas como é que cai nesta?!
E reafirmo ao lado de quem estou. De tantos e tantos que o sr. Fernandes e o anónimo dito tavares urbano desconhecem. E, citando-o pela 3ª vez (!), digo: "quem quer, sabe"!

Anónimo disse...

-Agora é a minha vez de dizer "como eu tinha dito" o "gajo" é um cobardolas de primeira.
-PS
Não levem a mal ter tratado o fulano por "gajo" é que eu sou do Porto e por cá esta espécie de gente a malta trata por "gajo".
a ferreira

miguel disse...

mas alguém lê o escarro intelectual que vem na contra-capa do DN? desde há muito que, para poupar sanidade, deixei de o fazer.

ah. e não sou anónimo. sou o pedras contra canhoes. "quem tem que saber, sabe."

Sérgio Ribeiro disse...

a.ferreira, chamares gajo aos gajos é... suave. Então para quem é do Porto!
"Pedras contra canhões" não é anonimato! "Quem tem que saber, sabe"... e como é bom ver-te passar por aqui!
Abraços

miguel disse...

ora essa camarada! é bom passar por aqui. e mesmo que me não vejas, não significa que não seja regular leitor dos teus contributos, preciosos que são.

bettips disse...

Obrigada por tão abrangente esclarecimento, o tal que não passa nos publica. O teu e o que coloca os outros em lugares próprios, porque ele há vidrão para separar o lixo ...
Abç