terça-feira, julho 22, 2008

Materialismo histórico - 14

Ao longo deste percurso tem havido a preocupação de que, na definição de alguns conceitos que se consideram prévios, nunca se esqueça o aspecto dinâmico de todos esses conceitos e das suas interconexões.
De qualquer modo, do esquema da estrutura e do desenvolvimento social, poderia reter-se alguma estaticidade, não obstante as setas com a intenção codificada de dinamizar, que nalguns casos houve até a preocupação de acrescentar ou ressaltar.
Assim, partindo toda a acção da "lei do desenvolvimento progressivo das forças produtivas" (ou de produção), resultante da relação ser humano/natureza, é ela que, pela divisão do e cooperação no trabalho, leva às relações sociais de produção, que são adequadas à fase desse "desenvolvimento progressivo", conformando-se modos de produção que respeitam a "primeira lei fundamental da sociologia" (segundo Lange).
Tudo isto mexe (é histórico!), e procurou-se dar-lhe uma expressão gráficaEnquanto as forças produtivas (FP) se desenvolvem incessantemente, as relações de produção (RdeP) definem estádios ou patamares adequados às fases desse desenvolvimento, definindo modos de produção (MdeP), que começam a ser instáveis (a sofrer crises...) quando, face à continuidade do progresso nas forças produtivas, perdem adequabilidade e se criam situações de rotura, que podem ser remediadas, adiadas, que podem mesmo travar o desenvolvimento das FP, mas roturas que, inevitavelmente, virão a concretizar-se por passagem a novo patamar de RdeP e a novo MdeP.
Evidentemente que este esquema apenas pretende delinear, e por agora ainda sem a introdução indispensável do nível consciência social, toda a complexidade do processo histórico.

10 comentários:

Justine disse...

Percebido, e o esquema ajuda muito a clarificar os conceitos!
Mas está cá um calor, que não ajuda nada à comcentração e estudo...

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado pelo esforçado comentário que tanto compensou o apaixonante (!) trabalho intelectual-manual da feitura deste gráfico para oferecer aos visitantes...

samuel disse...

Se à semelhança das FP, as RdeP e os MdeP também evoluissem incessantemente (e no mesmo sentido) onde é que já estaríamos?

Sérgio Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Ribeiro disse...

Sérgio Ribeiro disse...
Elas e eles, as RdeP (e os FdaP... que nada têm a ver com as FP) e os MdeP (mas não os ex- da MP), evoluem sim, senhor. Que remédio têm elas e eles!
Não é é incessantemente, é é com má vontade e, nalgumas circunstância, é só à bruta.
Por isso, as RdeP (e os FdaP...) são chamadas, além de outras coisas, conservadoras (que delicadeza!)
A não ser assim, já estaríamos no Reino da Liberdade! Mas lá chegaremos... não nós mas os nossos vin(ga)douros.

Anónimo disse...

-foi por estas e por outras mas por estas que por aquelas que a Guerra Civil Americana que levou à libertação dos escravos só rebentou uns bons anos depois. Tou certo ou errado?

a.ferreira

Anónimo disse...

-Queria dizer "depois da Revolução Americana".
a.ferreira

Anónimo disse...

Estarei enganado ou as (RdeP)Tem a ver conm intermediários, a tentativa de interferência, nas (FP)e consequentemente, nos (MdeP)passando a usufruir das mais valias, Impondo ás(FP)o ritmo adquado aos seus interesses, abrindo ou fechando a torneira, controlando assim o caudal até á foz (comercialização)

Sérgio Ribeiro disse...

Meu caro poesianopopular não ueiras andar depressa de demais. Quem é que já falou em mais-valias, e intermediários e conceitos e etapas dessas?
Vai digerindo... As forças produtivas vão crescendo por acção do homem (trabalho) sobre a natureza, as relações de produção têm de se realizar (quais e como, vamos ver), ao conjunto chama-se modo de produção (quais e como, vamos ver), as realções de produção não acompanham o ritmo de crescimento das forças produtivas...
Vamos fazendo o caminho!

Maria disse...

Eu ali atrás quis dar um salto, mas o poesianopopular ultrapassou-me e de que maneira.....
É bom (re)aprender....

Quando sai o livro? Só na Festa?