sexta-feira, maio 16, 2008

Tanto renovou, tanto renovou que deu nisto...


O professor doutor Vital Moreira fez o seu caminho. Que o aproveitem e que lhe faça bom proveito. Não pode é andar a pavonear a sua sapiência como se fosse o campeão não sei de que coerência, quando esta lhe falta e aquela dá azo a que se duvide que exista.

Tropecei no livro ao lado, de que reproduzi o trecho do "post" anterior, quando - ele há coincidências... - VM publicava, no largo espaço que lhe concedem (e pagam, claro) para as suas pesporrências, uma coisa chamada "Adeus socialismo"? (Público de 13.05.08).

Não se trata de estar de acordo ou não com as suas opiniões. Trata-se de relevar como o que aí escreveu está em completo antagonismo com o que escrevia nos anos idos de 1974, e tem imprecisões e faltas de rigor absolutamente indesculpáveis num... homem sério.

Aponto duas.

1. Escreve VM que «foi muito antes do fim do comunismo que os partidos socialistas e social-democratas - a começar com o SPD alemão, no célebre congresso de Bad Godesberg de 1959 - abandonaram a ideia da "economia socialista", enquanto sistema económico alternativo ao capitalismo. baseado na "socialização" generalizada dos meios de produção».

Ora no "célebre congresso" decidiu-se erradicar da social-democracia todo o referencial marxista, ao que muitos outros partidos social-democratas e socialistas resistiram, nomeadamente o português, que se viria a formar em 1973, com uma explícita referências ao marxismo como "inspiração teórica predominante" na sua declaração de princípios fundadora. Pelo que tal referência só pode servir para lançar confusão. Além disso, e não menos esclarecedor, definir "economia socialista" como VM o faz é, no mínimo, irrisório.
.
2. Logo a seguir, sem sequer fazer parágrafo, VM continua «Aliás. isso mesmo resulta da adesão de todos eles à UE, desde o início baseada numa "economia de mercado assente na livre concorrência" (como estabelece o Tratado de Roma, de 1957)».
.
De novo, seria ignorância de VM se não fosse má fé. Se pudesse, ou melhor: se valesse a pena, desafiava-o a provar que no Tratado de Roma se escreve o que ele colocou entre aspas, como citação. Por bem menos chumbaria alunos meus. Não por achar grave o erro, mas por não tolerar má fé!
.
E não gasto mais cêra!

5 comentários:

samuel disse...

...e o cheiro a velas está a ficar incomodativo.
Ite missa est. Amen.

samuel disse...

ah!!!... Está-se muito melhor cá fora!
Esta coisa dos velórios, realmente...

GR disse...

Como é possível um teórico, ter mudado tão radicalmente?
O dito VM perdeu a dignidade, a honestidade política (se alguma vez a teve).
Quando vejo fulanos com esta atitude, chamo-lhes TRAVESTIS POLÍTICOS!

Morri a rir com o comentário do Samuel.
Tem-lhe a tal "ciguêra"muito especial!

GR

Anónimo disse...

Pois é:-a renovar é que eles se entendem, mas renovar MARX?
Será que é preciso?
Não seria melhor cumprir MARX?
Abraço
Manangão

Anónimo disse...

"O VM perdeu a dignidade"
Será que alguma vez a teve?
-lembro-me de numa entrevista dada a RTP, pelo infelizmente falecido , Dr. Lucas Pires, ter contado uma passagem de quando ambos eram alunos da faculdade de direito em que VM, o convida para visitar os seus aposentos,
a pretexto não me lembro de quê: onde Lucas Pires, repara num cartaz de Mao colado na parede do dito quarto.
-O que seria que Lucas Pires nos queria dizer com tal observação?
Talvez nos quisesse dizer que a viagem do VM pelo espectro politico ideológico talvez ainda não tenha terminado basta para tal que esta deriva para a direita se aprofunde , e talvez vejamos VM a cantar o "lavamos cantando e rindo"
Quem sabe!!!!!!!!