segunda-feira, maio 12, 2008

Isto de "alimentar" um blog...

Isto de "alimentar" um blog implica, desde que não se criem dispositivos de "auto-defesa", ter de ler os comentários que nele são feitos ou a ele dirigidos.
O que não se é é obrigado a responder-lhes. A alguns apetece, mas não merecem.
E, sem ser resposta, apenas venho dizer, porque tal me foi suscitado por uns comentadores (anónimos, claro) que não senhor, que não mudei em 1989, no sentido acintoso em que tal questão é posta. Sim, porque mudar, mudo a cada segundo. Por fora e por dentro!
Não era, então, comunista por existirem aqueles países socialistas, não era do PC Português por haver um PC da União Soviética, nunca me senti orfão da URSS! Por isso não deixei de ser quando essas referências e experiências acabaram.
Ah! e sinto-me feliz por haver em Portugal um partido comunista que não seguiu o caminho de outros... mas também acrescento que procurei contribuir para que assim tivesse sido e que, se não tivéssemos sido capazes, estou convicto que continuaria comunista, embora em condições (ainda) mais difíceis porque não teria (não sei por quanto tempo...) partido para tomar partido e nele ser parte de um colectivo.
Ficou claro? Tenho dúvidas (o que me dá muito!), até porque ser comunista é... outra coisa. Que não está à altura de algumas mentes. Sequer da sua compreensão rasteira, quanto mais dos três metros de altura que são necessários.
Isto com todo o respeito pelos que o não são!

19 comentários:

Sal disse...

Estou contigo, camarada.
Compreendo-te e faria o mesmo que tu.
E estás cobertíssimo de razão.
Ser comunista é outra coisa.
E quem não quer ver nunca verá.
EXCELENTE post.

bjs

Maria disse...

Excelente post, Sérgio!
Gostava de nunca perder a lucidez, logo a razão, em pequenas discussões entre amigos. Porque há "pequenas provocações" que me tiram do sério. Mas vou treinando sempre, e não raro o "coração ao pé da boca" já não sai do lugar....
... e nem falei de "alimentar um blog"....

Abreijo

GR disse...

Ao ler o comentário desse anónimo sorri, com o menosprezo que me merece qualquer pessoa que cobardemente avalia, critica, opina, coberto por um nome “anónimo”.
Provocação? Covardia? Pouco importa.
Contudo, penso que é desolador saber que há alguém que põe em dúvida a tua convicção, a tua militância, a tua luta diária.
Comprovaste (nas masmorras da PIDE) que ninguém te quebrou. Continuaste a demonstrar que jamais te conseguirão comprar, porque a tua consciência, integridade nunca esteve à venda.
Não sei se o comentador (politicamente) conhece o teu passado, o teu presente. Todos nós sabemos, és um Resistente Militante, muito solidário e consequente.

Um bj,

GR

Fernando Samuel disse...

A propósito, se não te importas, cedo este meu espaço ao Brecht e ao seu Louvor do Comunismo:

«É razoável, quem quer o entende. É fácil.
Tu não és nenhum explorador, podes compreendê-lo.
É bom para ti, informa-te dele.
Os estúpidos chamam-lhe estúpido, e os porcos chamam-lhe porco.
Ele é contra a porcaria e contra a estupidez.
Os exploradores chama-lhe crime
mas nós sabemos:
Ele é o fim dos crimes,
não é nehuma loucura, mas sim
o fim da loucura.
Mas sim a solução:
é o fácil
que é difícil de fazer»

Anónimo disse...

Estes tipos, anónimos ou não, é que têm problemas mal resolvidos. Não se situam do lado da verdade - porque aí está o PCP. Não estão ao lado dos trabalhadores - aí também está o PCP. Situam-se historicamente antes de 1989 - e repetem a cassete que repetiam até então. É esse o grande problma, Sérgio. Aquilo que dizes eles sabem-no perfeitamente, e a força que o PCP progressivamente vai recuperando é uma demonstração do que dizes e do que eles sabem.
Por isso, vivem frustrados por já não terem uma União Soviética, com as suas conquistas mas também os seus erros, a que se agarrar. O PCP cá está, e nós comunistas também, por tudo o que dizes. E isso é uma grande frustração para esses anónimos - por isso se agarram à mentira, à imprecisão e ao antes de 1989.

Anónimo disse...

Foi assim num intervalo, um bocado para desabafar, para preencher tempo de forma saudável.
E vocês, todos, vieram dar-me mais saúde. Umas vezes, escrevo pensando que talvez vá ter comentários e nada; outras, como nesta, nem isso me aflora as meninges... escrevo e pronto, escrevi! E tenho a agradabilíssima surpresa de ter "conversa". De que gosto mesmo.
A Sal enche-me de música e juventude, a Maria contribui com a bonomia e a poesia (as rimas são por acaso), a GR faz-me corar por tanto valorizar o (pouco) que fiz em confronto com o (tanto que quis e quero fazer, o Fernando Samuel vem acompanhado do Brecht e até podia vir sozinho, e o mide... "arruma-os" como "eles" merecem.
E eu fico todo contente por ter "alimentado" o blog com estas ajudas! Obrigado

Justine disse...

E eu, the last but not the least(hopefully!), venho constatar o teu espírito cristalino e lúcido. Que tão necessário nos é.
Beijo, daqui.

Anónimo disse...

Muito bem!
Quando a URSS se desagregou tinha 18 anos. Havia umas discussões complicadas à minha volta. Na minha ingeniudade dessa altura respondi logo "mas este é o Partido Comunista Português!", não percebendo as intenções de tais comentários contra o PCP. Mas depressa percebi.

beijos e abraços

Sérgio Ribeiro disse...

Para a justine... never the last, never the least, always the one ('tá bem escrito?!). Hopefully.
E, já que estou no ingliche, que bom, redcat. ver-te por aqui. E com esse excelente contributo.

samuel disse...

...e chego eu, atrasadíssimo, mas mesmo assim a tempo de achar o que todos (até agora) acharam e a resolver a falta de stock de palavras que não fossem repetidas, com um abraço... que esses nunca são repetidos nem demais.

Anónimo disse...

Coitadinhos!... Acabou-se a União soviética, acabou-se a libertação dos oprimidos. o que eles queriam e querem é tacho. depois vêm insultar os dignos.

Anónimo disse...

Coitadinhos!... Acabou-se a União soviética, acabou-se a libertação dos oprimidos. o que eles queriam e querem é tacho. depois vêm insultar os dignos.

Mar Arável disse...

Deixa-os pousar

Anónimo disse...

Sérgio não ligues a esses fulanos....
Só podem ser pessoas com muitas dores de cotovelo.
Tu és uma pessoa admirável!
Queria dizer-te isto.

Anónimo disse...

mas o meu nome nao apareu.Não percebo nada disto, sou a Lúcia Oliveira

Crixus disse...

Camarada, os comentarios e burrices que saem de certas bocas têm o dom de nos chatear um bocado, sem duvida. Mas nós cá estamos, e por muito que lhes custe, cá estaremos sempre solidarios e unidos, dispostos a trabalhar e lutar por um pais e um mundo melhor. Um abraço

O Puma disse...

Meu querido anónimo

esta coisa dos blogues

tem destas coisas

mas é preciso dar luta

também aqui

á canalha

Força.

Anónimo disse...

Pois estou a ver que dá luta caro Puma.
Sou pouco experiente nestas coisas. Mas recuperarei.
Podes deixar sempre umas dicas...

Sérgio Ribeiro disse...

Ora aqui está!
O meu post teve mais que uma leitura. (Quase) todas muito agradáveis para o (a)postador.
Apetecia-me ficar... à conversa.
Mas tenho de "alimentar" o "bicho".
Espero que um próximo "post" acerte nuns alvos que há por aí.