sábado, abril 26, 2008

O Diário de Notícias e ao que ele chegou...

Saramago é homem que tomou partido. A ele tem sido leal. nunca fiel porque não é de fidelidades, por vezes incómodo porque nem sempre informado e não raro fazendo prevalecer o seu ego.
Dele estão, ou deveriam estar, orgulhosos os portugueses, de uma forma muito particular os seus camaradas. Do partido que tomou. Há muitas décadas.
O Diário de Notícias resolveu escolher, para portugueses orgulhosos de Saramago, Sócrates e Soares. Estranha escolha mas, dir-se-á, boas ou más escolhas cada um faz as que quer. Sujeita-se, no entanto, a ser criticado por elas.
Por razões pessoais (e doridas... que para aqui não vêm), não estive na abertura da mostra de homenagem a Saramago que justificou esta tão infelizmente significativa escolha. Mas bem pior que a escolha trazida para a primeira página do DN foi o final da reportagem, em que o jornal refere as "figuras públicas dos meios políticos e culturais " presentes onde se incluiu, por exemplo, José Berardo, muitos ministros do actua governo, e em que houve o cuidado de expurgar o nome de qualquer de camarada de Saramago, inclusivé o do secretário-geral e de um membro da comisão política que compunham a delegação oficial do Partido, e o de alguns outros camaradas em funções institucionais.
Tive o cuidado de me informar e de confirmar o que classifico como uma vergonha (!). Ainda agravada pelo facto de se ter quase estabelecido um "cordão sanitário" para que o acesso a Saramago só fosse acessível por quem tivesse a capacidade de "romper" esse círculo ou anel de protecção criado e reforçado.
De tudo se quer tomar posse!

13 comentários:

Justine disse...

Sim, é uma vergonha, um despudor!
Mas também há quem se deixe possuir!!Ou se "isto" soar muito forte, há quem se deixe seduzir pelo canto melodioso e enganador do(s) poder(es)...

Anónimo disse...

sfpnoxenO que será , que se pretende com isto? Ou antes, o que é que eles pretendem insinuar? lá diz o ditado "o pior cego,é aquele que não quer ver" (saramago está com o PS e, virou costas ao PCP, nem se vê ninguém do PCP!
Isto é ardiloso,e ao mesmo tempo grave,ainda mais tratando-se de um jonal com as responsabilidades do DN.
Abraço
Manangão

Maria disse...

A manipulação da informação e a censura estão aí, é o que isto quer dizer.
Apetece dizer que, de repente, todos ficaram a gostar muito do Saramago. Às tantas até o Lara diz que gosta e sempre gostou....

samuel disse...

Que má vontade, Sérgio!
Os comunas é que são excessivamente "discretos", o que torna o trabalho dos jornalistas muito difícil.
Ainda por cima são um bocado "bipolares"...
Por exemplo, a estória do Rossio. Passam-se dias e dias em que não se topa um único comunista. De repente, aparecem 50.000 a agitar bandeiras, aos gritos e a cantar. Quando chegam os pobres jornalistas completamente esbaforidos, já só lá estão uns 4 ou 5 a desmontar um estrado, com um ar de que não se passou ali nada.
Assim não é possível trabalhar!!!

Anónimo disse...

Sérgio, a campanha está a aquecer. A mentira já está ao rubro. Dá-nos a confiança de saber que o PCP está forte e essa gente anda cheia de medo. Mas temos de retaliar a toda a hora com a verdade.
O que se passou nesta reportagem foi o mesmo que na versão televisiva do "Vozes de Abril". Apesar das vozes de Abril serem, na esmagadora maioria, comunistas ou simpatizantes - e a isso não conseguiram fugir, porque não haveria programa - as câmaras foram mostrando, ostensiva e repetidamente, uma plateia de almeidassantos, antónioscostas, antóniosreis, anasdragos, fernandos rosas e outros que tais. Tudo gente com um grande passado de coragem antifascista, como sabemos. E com o brinde da Barroso no palco. Para além de outras censuras da versão televisiva.
É preciso desmascará-los e chegar o mais longe possível.

Anónimo disse...

Apesar de não assumida como antes do Glorioso 25 De abril a censura está aí bem à vista. só os ceguinhos não vêem. Aquando da Morte do saudoso Carlos paredes aconteceu o mesmo com as televisões a evitarem a todo o custo dizer que o Carlos era comunista e a evitar mostrar rostos comunistas. Esta luta, porém, tem que continuar.

Anónimo disse...

Se a Maria me permite dar mais um contributo para o seu comentário supra talvez já haja ou venha a haver brevemente em Mafra uma rua com o nome de José Saramago!...

Sal disse...

Não Passarão!


bjinho

Sérgio Ribeiro disse...

Meus camaradas e amigos, é preciso ir ao fundo das coisas. É preciso dizer os porquês. Ou o porquê. Às vezes é preciso lembrá-lo. A nós mesmos. Até para dentro do que somos e onde estamos. Há uma cobertura rósea-laranja de democracia, da democracia que tanto ajudámos a conquistar e onde estamos em luta, mas sob esse manto, por vezes diáfano, sempre iludindo, continua contínua a luta de classes. Nessa luta, nós estamos de um lado. E descobrimo-lo a cada passo, a cada gesto.
Obrigado pela vossa ajuda a propósito deste episódio que quis denunciar.

Fernando Samuel disse...

Cheguei tarde mas cá estou...
Para subscrever o excelente post do Sérgio e todos os comentários que me antecederam - sublinhando, se não se importam, as palavras da justine (que não me soam nada «muito fortes»...
Abraços e beijos para todos.

GR disse...

Em poucas palavras e muito bem, a Justine “tocou na ferida”.
É ultrajante a manipulação da imagem e da notícia, nos actuais jornais. Contudo e mesmo sendo o Senhor das Letras, o qual muito me orgulha, não posso aceitar determinados comportamentos, como o servilismo.

GR

Anónimo disse...

Eu acho que o Saramago ja esta fora de prazo, infelizmente e isso. Senilidade, Parkinson nao sei. E isto ja vem de longe. Pelo menos desde 2002, quando nao pos os pes para as eleicoes no PE onde ele se situava nos primeiros 15 candidatos, tambem nao percebo pq a Cpolitica teima neste tipo de lista...


Viva o PCP com ou sem Saramago.

Paulo

Anónimo disse...

Neste caso, o Saramago não está em causa. A não ser colateralmente.