sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Piolhos na costura ou "políticos" em democracia burguesa

Com desusada frequência, ouvem-se e leem-se denúncias de habilidades, de espertezas, de expedientes de que alguns, muitos, "políticos" se serviram, e se continuam servindo, para tratarem das suas/deles vidinhas, aproveitando os interstícios das leis e os entrefolhos das instituições.
Embora quase nunca a intenção de quem o diz ou escreve, de quem manda (ou deixa) que seja dito ou escrito, procure a defesa da democracia, mas o contrário ou coisas intermédias, é bom para a democracia que assim aconteça. Ou pode ser bom para a democracia que assim aconteça se nós, os outros, estivermos atentos e rasparmos o folclore do escândalo e formos ao osso das causas de ser assim que está sendo.
Esses habilidosos, porque servem o poder real, o poder de quem tem as "armas" que podem e que, hoje, são o dinheiro, a moeda que se multiplica sem mesura, pululam nos governos e administrações, saltitam entre administrações e governos, deputam em parlamentos e autarquias, disputam benesses e favores. E esses espertos vão escapando às sanções penais, parecem estar imunes e serem impunes.
Mas não escaparão às sanções morais e políticas. Tudo depende de nós, dos outros!

4 comentários:

Justine disse...

Só queria que tivesses TODA a razão, que TUDO depende de nós, mas as coisas que se vêem por aí levam-me às vezes a ficar muito céptica...por causa dos outros

Maria disse...

Pois, tudo depende de nós, os outros....

Fernando Samuel disse...

Podes ter a certeza: «Tudo depende de nós, dos outros!» - e lá chegaremos, vai demorar o seu tempo mas lá chegaremos!

Um abraço.

GR disse...

É tempo demais.
“Os outros” demoram muito tempo. Com a demora pouco restará. Até a paciência começa a escassear.

GR