domingo, janeiro 13, 2008

istas e ismos

Ao ler o expresso de ontem, tropecei, entre outras coisas, numa referência aos "menezistas, mendistas, cavaquistas e barrosistas" (pág.8), a propósito de um almoço destes últimos, ao que parece acossados por uma vaga de blairistas para a "europa" e a prevenir regressos à pátria deles.
O que me fez recuperar uns apontamentos que estavam algures no caderninho das notas (algumas falsas e, por isso, fora de circulação):
01.12.07 – “Eles” há os santanistas, os mendistas, os guterristas, os sampaistas, os sócretinos (perdão, sótrocatintas, perdão, perdão, socratinos), os pauloportistas, os monteiristas, os ribeiristas.
E nós? Não temos nada a dar para este peditório? Não me parece. Não há unanimistas e jeronimistas, como não houve carvalhistas, nem mesmo, veja-se lá, cunhalistas.
29.12.07 – (a acrescentar à nota de 01.12) “Eles” já sofreram (e muitos não se curaram) de carneirismo, de soarismo, de amaralismo, de vitorconstantismo, de ferrismo... e etc., até esta vaga de porreirismo, pá!
E nós?, sofremos de jeronimismo cá por casa? Não! Cá por casa – e refiro-me às últimas duas décadas... que temos muitas de vida! – só sofremos de uns surtos gripais, passageiros. De vitalismo, de zitismo, de mourismo (em mais que uma versão), de amaralismo, de britismo, de figueirismo, de mesquitismo (este surto foi muito recente e ainda há por aí umas febrezitas pelo Ribatejo).
Mas estamos de boa saúde, apesar de uns vírus mais resistentes ao marxismo-leninismo!

6 comentários:

Crixus disse...

Esta gente não quer reconhecer a superioridade do PCP enquanto partido (não falo de ideologia mas da organização) mas ela é tão evidente. No PCP só há dois ismos o MARXISMO-LENINISMO

GR disse...

Estes ismos (que o Crixus refere) com uma boa (re)leitura, tornam-nos mais fortes!
Os ismos deles são muitos e irreversíveis, são vírus! Daqui a algum tempo já ninguém se lembra deles.

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Bem-vindo, crixus, a esta casa.
Fui logo retribuir a visita e gostei.
Mas... sabes? A nossa superioridade, por mais que ridicularizem, é outra: é moral! Porque, como Partido, não somos nem superiores nem inferiores... somos outro, de outra classe!
Olá, GR, saudades/ções.

Justine disse...

O texto está porreiro, pá!! Ahahah :)

Sérgio Ribeiro disse...

Pois é. Aqueles gajos estragam tudo.
Até as expressões de amizade, de companheirismo, do que é bom. São uns predadores... até da linguística (disse bem?).
Até da porreira expressão porreiro, pá!
Mas... está porreiro, pá! Obrigadinho, pá!

Fernando Samuel disse...

Esses «surtos gripais passageiros» hoje são «socratistas», «menezistas» e o mais que se verá.

É bom sermos como somos, não é?