sexta-feira, dezembro 07, 2007

Que dias são estes?

Estes são os dias com jornais, escritos, falados, ouvistos, sobre a má governança e a corrrupção dos dirigentes africanos, são os dias do paternalismo, do "vamos começar tudo de novo e esquecer o passado". Começar o quê?, um novo colonialismo?, de face humana, sem escravos à vista mas com exploração escondida?, de aproveitamento dos recursos de hoje como foram os de ontem?, de criação de paraísos de sol e vegetação exuberante e mar de apetecer lá ficar, para os "do norte" usufruirem, podendo espreitar a miséria como folclore?, de distribuição de bases militares da organização do tratado do atlântico norte (e/ou do sul, e/ou de todos os mares, e/ou do Afganistão, e/ou de onde for preciso), por aqui e por ali, com as contrapartidas de mais apoio e melhor formação em corrupção e má governança?
Estes são os dias de primeiras páginas e telejornais de Mugabe e de Kadhafi e sua tenda e sua segurança.
Mas também foram, e são, e serão, os dias de falar de África, dos africanos, do passado, e do futuro. Só que mal e pouco se ouve, e lê, e vê, porque há mordaças e vendas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sérgio,este texto é formidável. Já falei dele a outras pessoas. Andam novos visitantes a "abrir" o anónimo século xxi.

GR disse...

Todo o dinheiro gasto, para falar de coisíssima nenhuma tanto jeito daria a muitos países africanos e já agora,ao nosso!

GR

miguel disse...

a Africa está a mercê do imperialismo. como sempre, aliás. Mais preocupante é o facto de agora o seu Poder estar completamente submisso aos interesses do capital. os homens-novos africanos ainda não nasceram.

que é o imperialismo, simplificando, senão um neo-colonialismo massivo?

grande abraço, camarada