sábado, dezembro 15, 2007

Medieval de Ourém!

Transcrevo, por ser informação que considero muito relevante, um emal que recebi hoje:
.
"Conforme prometi, venho apresentar-lhe de forma muito breve as 1.as jornadas vitivinícolas que foram realizadas pela Vitifrades (uma associação de desenvolvimento local com 10 anos de existência http://www.vitifrades.net/), no dia 7 p.p. na Herdade do Rocim http://www.herdadedorocim.com/, propriedade do Grupo Movicortes de Leiria.
A ideia, ou melhor, a grande força impulsionadora terá sido o Prof. Dr. Virgílio Loureiro (professor do ISA e pessoa muito conceituada no sector dos vinhos).
Nas jornadas foram apresentados 5 vinhos.
O “Medieval de Ourém” apresentou-se nestas jornadas como sendo um vinho produzido em Ourém, desde o séc. XII, pelo método praticado pelos monges de Cister e que, admiravelmente, se manteve de forma inalterada até aos nossos dias.
Este método, difícil de compreender fora do concelho, é, nesta terra, o processo natural de produzir vinho; tal é a forma como está bem adaptado às condições edafo-climáticas locais e, sobretudo, ao gosto dos oureenses.
Qualquer alteração ao método produziria necessariamente outro vinho.
O “Medieval de Ourém” é um grande património dos oureenses. Tal como o recebemos, dos nossos pais e dos nossos avós, deveremos ensiná-lo ás gerações vindouras.
A ideia que saiu destas jornadas é criar a associação dos vinhos históricos portugueses ("Colares, um vinho que resiste pela diferença", "Medieval de Ourém", "Vinhos de Talha do Alentejo", "Vinho Verdelho dos Açores" e "Vinho Verde Tinto e Vinha de Enforcado").
Na verdade esta parece ser uma ideia muito válida e com fortes possibilidades de valorizar muito os vinhos ditos históricos, nos quais se engloba o Medieval de Ourém."
.
Obrigado, Eng. António Lopes. E não só pelo email...

2 comentários:

GR disse...

Ao ler este post (e-mail), tive uma ideia!!!
Sérgio,
será que daqui a um tempo não irás pertencer a esta Associação???
Estou só a fazer futurologia. Será?
Apesar de não beber qualquer tipo de vinho, penso que é importante a preservação do que ainda nos resta e é nosso!

GR

Maria disse...

Sempre importante conhecer os "vinhos históricos portugueses". Melhor seria saboreá-los....
(brincadeira...)