domingo, dezembro 16, 2007

Duas notícias - a 2ª

Esta é

a 2ª:


Congresso dos EUA aprova gasto bélico
14 Dec 2007 14:57

WASHINGTON, 14 de dezembro (Reuters) - O Congresso dos EUA aprovou na sexta-feira mais verbas para a guerra do Iraque e a ampliação do Exército, mas estabeleceu condições para a construção do escudo antimísseis na Europa.
A lei de política militar, já aprovada na Câmara, passou no Senado e agora vai à sanção do presidente George W. Bush. Ela autoriza programas do Pentágono orçados em 506,9 bilhões de dólares no ano fiscal de 2008, que começou em outubro.
Além disso, a lei também autoriza 189,4 bilhões de dólares para as guerras do Iraque e do Afeganistão -- que se somam a cerca de 600 bilhões aprovados previamente. Mas a liberação da verba ainda fica condicionada a uma lei orçamentária que é objeto de intenso debate.
A nova lei amplia o Exército em 13 mil soldados, atingindo um total de 525,4 mil, e garante mais vistos de imigração para iraquianos que tenham trabalhado para os EUA e por isso estejam ameaçados.
O Congresso exigiu que Polônia e República Tcheca dêem sua "aprovação final" (ou seja, ratificação parlamentar) ao escudo antimísseis que os EUA pretendem instalar no território desses países. Só depois disso as obras poderão começar.
A lei também proíbe gastos no escudo antimísseis até que o secretário de Defesa certifique ao Congresso que o sistema vai realmente funcionar. A Casa Branca diz que esse sistema antimísseis serve contra a ameaça de "países-párias", como o Irã.
.
REUTERS TR
(também se manteve a notícia tal-qual... e apenas se acrescenta que isto é de susto e que "complexo militar-industrial oblige...)

Sem comentários: