segunda-feira, junho 12, 2006

Desabafo

Na procura distraída do que “ouver” na semana que aí vem, em um dos habituais “cartazes”, deparo com uma foto e um título que me prendem:

Leio e irrito-me.
Como é que um escribazinha qualquer se permite dizer que «”O último comunista”, uma biografia de Álvaro Cunhal, é título que ofenderá quem foi fiel ao líder e insiste em abraçar a sua causa»?!
Esse escribazinha é que é fiel a quem lhe paga o soldo e lhe manda – mesmo sem precisar de mandar… – escrever coisas dessas. Pequeninas, rasteiras, mas que fazem a “informação”.
Esse escribazinho de meia tijela não deve fazer a menor ideia (entre as poucas que tenha) do que é ser comunista, e que essa “causa” não era “sua”, de Álvaro Cunhal, mas que era - e é! - de muita gente e não de uns raros atrasados mentais, “fiéis” a uma personalidade e que insistem a ela se manterem abraçados.
Esse escribazinha a soldo, que deve ignorar o que é lealdade (bem diferente de fidelidade), respeito e admiração entre camaradas, e como Álvaro Cunhal é respeitado e admirado, é um agente ideológico, menor mas eficaz, da luta de classes.
Esse escribazinho barato, por muitos que possam ser os euros por que vende a sua (pobre) força de trabalho, apanhou-me num domingo de descontracção e disponível para desabafos.
Este fica aqui.

2 comentários:

miguel disse...

realmente, a escolha de palavras do escriba não é a melhor, mas tendo em conta que "Álvaro Cunhal, o último comunista" é o título da reportagem feita em torno de Álvaro Cunhal pelo Canal História, a intervenção desse escribazinho não é das piores. uns e outros, agentes da desinformação. um é um escribazinho que até questiona o título (e bem, ainda que mal), o outro é um importante canal de televisão, no qual jovens, homens e mulheres deste país, confiam para formar o seu conhecimento. Um canal isento e científico, claro está!

Anónimo disse...

Por vezes dá vontade de dar nas ventas, a este fulano!
Não só provocam todos aqueles que lutaram e lutam nas fileiras do Partido, que demonstraram através de tortura, sangue, prisão e degredo que foram e são Militantes Comunistas. Provocam todos os comunistas que após a Revolução ingressaram na Luta, que diariamente têm tido alegrias, tristezas, mas nunca a desilusão que não Valeu a Pena!
Lutamos e Lutaremos sempre firmes, com toda a convicção, pois somos e seremos sempre comunistas e muitos outros virão!
Este fulano oportunista que tenta ganhar dinheiro à custa de um nome, símbolo da Liberdade, desrespeitando a sua memória, o seu exemplo e a sua Luta!
Pois só pode ser uma provocação e desrespeito por todos os Militantes Comunistas, um título assim!
Mas tenho pena desses pobres diabos, são conhecidos por, incoerentes e vendidos!

GR