segunda-feira, junho 26, 2006

Assim não brinco!

Suposto era que iria ser um jogo de futebol.
E começou por o ser, tirando, logo a abrir, aquele coice do holandês que deve ter entrado em campo com a determinação (espero que não com a ordem…) de anular – no sentido literal do verbo – o Cristiano Ronaldo.
Enquanto foi jogo de futebol houve lances com algum jeito, num jogo praticado por homens preparados para o jogarem até à perfeição. E um dos melhores foi aquele em que o ataque português fez circular a bola e o Maniche numa sequência de belos gestos técnicos (é assim que se diz, não é?) fez com que a bola entrasse na baliza dos holandeses. Na embalagem, ainda vi mais dois ou três lances (de futebol!) e um deles poderia, e mereceria, ter elevado o 1-0 para o 2-0.
Depois. Depois, foi tudo menos futebol. Esperava e vislumbrava-se que. à maneira portuguesa, a postura “é melhor 1-0 que tentar o 2-0 e arriscar o 1-1”, que tanto me irrita. Mas não tive tempo para me irritar porque os holandeses me não deram folga. Pareciam salazaristas: para a frente e em força. De qualquer maneira. Levando tudo de roldão. E os portugueses a aguentarem, a aguentarem, estoicamente como foi dito e repetido, respondendo à força bruta com a manha e a safadeza.
Futebol? Futebol não é aquilo. Aquilo foi batalha campal. E batalhas campais só aceito as das Aljubarrotas da História.
Dir-me-ão, eufóricos, ganhámos, usando a majestática primeira pessoa do plural e nela me metendo. Mas o resultado é tudo? Se fosse, estava contente sem reservas. Partilharia a euforia. Mas não é! E, assim, estou menos triste do que estaria se a selecção portuguesa tivesse perdido, e cheiinho de reservas.
Tudo isto se tornou deseducativo. E tudo deve ser educativo!

Assim não brinco!

3 comentários:

Anónimo disse...

Nem sei se é melhor só ver, falar, pensar, viver, respirar com o futebol (que detesto), ou ler jornais diários que nos exasperam, revolta e entristecem!
Abro o Correio da Manhã via net, uma fotografia de arquivo do Zé Casanova, (talvez do Comício do Avante! pouco importa), com o título “Defesa de Liberdade dá Direito a Pensão”.
Continuo a ler…”Governo atribuiu pensões por mérito excepcionais na defesa da liberdade e da democracia” a 23 pessoas.
…. Entre eles, Casanova, Cartaxo, Palma Inácio com uma pequena biografia como “assaltante e terrorista”, (terrorista são palavras minhas), a dois PIDES Abílio Pires e Óscar Cardoso.

Não sei se me revolte! Se chore!
Sei que o pseudo jornalista Manuel Moreira é de uma incompetência jornalista reaccionária nojenta! De 23 nomes, colocou estes!!!
Como é possível colocar dois nomes como o de José Casanova e Ernesto Cartaxo? Homens que demonstraram ao longo dos anos (de toda a vida) que tudo têm feito em prol da democracia para bem dos trabalhadores!
José Casanova, para além de director do Jornal Avante é um intelectual coerente, um revolucionário íntegro, um escritor de grande sensibilidade, solidariedade, uma grande romancista. Respeite-se o nome de José Casanova por muito que sofreu durante a prisão em Peniche. Casanova é um homem de Abril, um orgulho para todos os portugueses democratas e honestos!
Se este energúmeno (Manuel Moreira), em vez de vomitar anti comunismo, colocando dois nomes de homens honrados, honesto, coerentes e íntegros entre pides, reflectisse! De certeza que não sabe o que foi Abril, não sabe o que foi o fascismo! Caso contrário não faria esta notícia! Ou então, o dito jornalista é mesmo fascistazoide!!!
Vou deixar de ler o Correio da Manhã!

Desculpa este meu desabafo.
Mas há notícias que magoam!

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Não li a notícia... mas a tua justa zanga deve concentrar-se no jornalista ou em quem "deu" as pensões e misturou o que não pode ter mistura possível? Há uma excelente canção do Jean Ferrat em que ele anuncia o grande acontecimento televisivo que será o encontro do torturador e do torturado... Quem o faz está, sem sombra de dúvida, do lado do torturador.

Anónimo disse...

Comecei a ler o Correio da Manhã, desde o processo da Casa Pia.
O JN é duvidoso e o Público quase que nem faz referência. Como é difícil encontrar (aqui ) o CM, comecei a lê-lo diariamente na net. Faço para mim a triagem temática das notícias. Umas interessam-me mais, outras não concordando politicamente com elas, sigo em frente. Eu tenho o meu jornal de referência a esse sim exige-se o rigor e a verdade que sempre nos habituou. Quanto aos outros só lê quem quer.
Porém reconheço que esta notícia é para humilhar, achincalhar, ofender! Não só quem a lê como para os visados e consequentemente o Partido citado.
Qualquer notícia em no “Exclusivo CM”, penso que terá que passar pelo director/vice da redacção, se assim é, este esteve de acordo. Naturalmente que não meto no mesmo saco, todos os jornalistas do CM, mas é com grande pesar que li esta notícia.
Sobre quem deu as pensões! Um bando de fascistas mentecaptos, a cada dia que passa a provocação, indiferença e quase o ódio, pelo povo trabalhador, idosos, jovens e sobretudo pelas crianças vitimas de maus tratos tem vindo a demonstrar, ou seja “o governo”, o meu desrespeito é tão profundo que nem me irei pronunciar. Por essa razão e porque não tenho em mesma conta os jornalistas, nem o CM, fiquei tão magoada com a notícia!
Tens razão! Aliás, já havia de estar habituada a estes maus-tratos!
Tens razão S.R., não é com esta revolta exacerbada que se critica um jornal, neste caso o CM.
Mas estou revoltada, magoada mesmo!
O Zé Casanova não merecia tanto desrespeito!
Nós também não!

Ver a notícia aqui:
http://www.correiodamanha.pt/index.asp

GR