segunda-feira, abril 24, 2006

Histórias em 100 palavras e 1lustração - 22

Antes de, amanhã, contar O DIA, hoje vai o meu

Começo
Andei na escola em Lisboa.
Na minha escola, de bairro popular, havia meninos muito pobres. Que já trabalhavam. Como o Zé Maria, que ajudava o pai um pobre vendedor ambulante.
E nas traseiras do sítio onde vivia, outros meninos viviam que nem à escola iam.
Chocou-me!
Quando vinha ao Zambujal, brincava com meninos que não tinham sapatos, que jogavam à bola comigo, que comigo faziam corridas, eu calçado de botas ou sandálias.
Também me chocou.
Comecei aí a querer mudar o mundo em que havia meninos iguais a mim que trabalhavam e meninos de pé descalço que comigo brincavam.

4 comentários:

miguel disse...

esperemos que desses meninos, muitos hoje, andem contigo nas andanças da transformação do mundo.

Sérgio Ribeiro disse...

Nem tantos, nem tantos...
Mas isto vai, isto vai!
Abraços

Anónimo disse...

Caro Presidente,
Procuro justas palavras de gratidão para lhe enviar e não acho!
Frases de solidariedade não consigo dedilhar.
Irra!
Está 'engadanhado' o teclado.
Reduzo-me a 5:
Obrigado, abraço e até já.

Sérgio Ribeiro disse...

Amigo Mário,
Na madrugada ainda, recebi esta prenda e comovi-me (ando a comover-me muito...).
Nesta manhã, quero agradecer-lhe muito as 5 palavras que têm o mesmo valor de um cravo que, em frente da Câmara, alguém me quis oferecer, com emocionada intenção.
O 25 de Abril de nenhum modo o sinto ou quero como meu, não é meu, não é nosso, dos que lutaram e sofreram para que ele acontecesse, mas é reconfortante sentir que há quem, diferente de nós, não nos marginaliza, quem reconhece o papel que tivemos para que ele fosse. E para que continue a ser o projecto lindo e inacabado.
Obrigado, Mário... e atá já!