domingo, abril 16, 2006

Histórias em 100 palavras e 1lustração - 17

CAXIAS
SALA2, rés-do-chão direito-1

Éramos 30 homens em 3 compartimentos:
dormitório, 10 beliches de 3 andares contra as paredes;
“sala-de-estar”, 3 mesas para comer, escrever, estudar;
anexo com lavatórios, dois “reservados” com buracos no chão.
Tantas histórias…
A ginástica e o judo matinais;
o 1º de Maio;
as aulas (uma interrompida pelo pide que… também queria estudar marxismo);
o camarada que aprendeu a ler, a cena comovente da escrita do primeiro postal para a filha;
a prisão-de-ventre de um, os esforços que levaram a que fosse o relógio-de-pulso a fazer o “ploc” saudado solidariamente pelos outros 29, atentos aos ruídos…

2 comentários:

Anónimo disse...

É bom que Homens como o Dr Sérgio nos dêeem a conhecer o que sofreram para que hoje se escreva, se fale e se viva em liberde;para que as novas gerações saibam que em Potugal a liberdade não caíu do Céu (como diz o povo )e que muitos sofreram e que outros deram a sua vida ( a vida lhes foi roubada )para que possa-mos gozar hoje deste bem tão precioso e que tem o nome LIBERDADE.Apesar de eu não ser já asim tão jovem,pois tenho 52 anos, não tinha conhecimento de todo esse passado do Dr.Sérgio ,bem me recordo das suas ausências no Zambujal mas quando perguntavamos pelo Sr Dr Sérgio,à inocência de crianças que eramos (eu e Maria Emilia)diziam-nos que viria da próxima vez.Só agora por este blog tenho conhecimento da verdade real.Pois aumenta muito a minha consideração pelo Senhor (apesar de ela ter sido sempre muito gande por toda a minha familia ). Aqueles e Aquelas que lutaram,desejo força para não desistirem de contar o vosso sofrimento e a vossa coragem para que esses anos da nossa História não caiam no esquecimento,e para que o 25 de Abril não signifique apenas mais um feriado sem SIGNIFICADO. Amélia

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, Amélia (e também para a Maria Emília, e para o resto da famílias). Essas palavras, essas recordações do "nosso" Zambujal, dão-me muita alegria.
É tão bom haver amizades que duram o tempo todo...