sábado, abril 15, 2006

Então... aleluia!

Extracto de uma espécie de diário:

Hoje, é sábado.
De aleluia, dizem eles…
… e eu que sou ateu – que até ateu sou – também digo aleluia, hoje, neste sábado que é especial.
Há muitos anos, aqui no Zambujal, era o dia de estrear roupa nova, de se fazer um almoço de rancho melhorado, de ir lanchar ao Xico Santo Amaro, ao senhor Francisco, o pai do “nosso” Xico.
Era – já não é? – a altura das matanças, das febras cortadas no porco ainda quente, do vinho a saber melhor.
Havia a visita pascal, que passava à porta e não entrava mas não nos era indiferente, trocávamos prendas e amêndoas, normalmente havia sol e flores e cheiros e sons trazidos pela primavera.
Somos as nossas circunstâncias e, até sendo ateu – agora com a etiqueta de ateu ancião, de que não desgosto… – sei, e lembro, que este dia me marcou e marca.
Distancio-me, racionalizando, sinto que o peso do que nos cerca é muito menor do que era nesses idos anos – não tenho nenhuma roupita nova para estrear, não sei de nenhuma matança, desconheço se o "senhor prior" passou ali na estrada… –, mas não entro na redutora e/ou falsificadora recusa da influência do meio, das circunstâncias, naquilo que somos.


Assim sendo… aleluia e muitas amêndoas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, chegamos à Páscoa!
Época de grande mistério e confusão!!! Porque razão se simboliza a Páscoa com um ternurento coelho a entregar lindos ovos?!!! Coelhos e ovos??? Puro marketing? Talvez!
Mas são tão lindos!
Por aqui não há nada de especial alusivo à Páscoa, aliás nunca houve, pelo menos nas ruas, como se vê na TV (um padre andar pelas ruas…), talvez na igreja façam algo e nas aldeias vizinhas! Amêndoas,são lindas mas não gosto, nem ninguém em casa as come! Por aqui as pessoas vão até Espanha! A cidade fica quase deserta. Na segunda-feira (dia da feira semanal), é horrível! Todos os residentes fogem, ou não saem de casa. Milhares de pessoas acorrem à feira! É horrível!
A tua (vossa) Páscoa é mais tradicional.

Feliz Páscoa para ti e toda a família, com muitas amêndoas e ovos de chocolate!
Para o Mounti, um coelhinho de pelúcia!
Para todos os amigos do “anónimo sécxxi”, uma Páscoa Feliz!

GR

betinha disse...

Amendoas, infelizmente são os males dos meus pecados, tanta caloria têm, mas são tão irresistiveis! Aleluia pelas amendoas, aleluia!