sexta-feira, abril 14, 2006

Em casos como o da Casa Pia

TEMOS O DEVER DE JULGAR!

No aniversário de
Vale a Pena Lutar!,
com um grande abraço
para o Pedro Namora


Há quem insinue, como quem não quer a coisa, que as vítimas não teriam nada a ganhar com o castigo de quem, eventualmente, teria cometido os crimes. E adoçam mais o que chamam erros, maus passos, escorregadelas (se acaso os teria havido…), falando de tendências sexuais de que não se tem culpa e de momentos passageiros de desvario a que todos estamos, ou somos, sujeitos.
Há, também, quem junte à insinuação a hipocrisia de anteceder a palavra vítimas do adjectivo presumíveis (ou presumidas, ou pretensas), assim dando maior ênfase ao tempo que se está a perder e ao facto de que ninguém irá beneficiar com a condenação dos que, coitados!, já têm a vida destruída e, se calhar, nem terão feito nada assim de tanta gravidade…
Há, ainda, quem leve a insinuação e a hipocrisia aos píncaros da ignomínia e não recue perante pôr em causa a credibilidade de quem vítima foi (“se diz ter sido… e, se calhar, foi instigador e aproveitou de prendas e prebendas a que, sem os actos ditos condenáveis, nunca teria tido acesso”).
De qualquer modo, perguntam:
“Para quê – e quem – punir? Punidos todos estão, uns porque são o que são, outros pelo prejuízo trazido às suas reputações e vidas… Pois se as pretensas vítimas até já foram indemnizadas, talvez houvesse era que indemnizar os presumíveis culpados que já tanto sofreram, coitados!...”

Pasmo e indigno-me.

Todos estes, mesmo um ou outro a quem se possa dar de barato que tenha uns restos de boa fé, e ainda outros que descrêem que a justiça vá até ao fim e, desinteressados e distanciados, nada fazem para que o processo se conclua com o apuramento das responsabilidades de quem foi criminoso, todos parecem distraírem-se da importância de… se fazer justiça!
Há adiamentos, e protelamentos, e tergiversões. Com artes e manhas, expedientes expeditos, com dinheiro para tudo comprar, tempo e gente. E, curioso!..., são os mais activos em que não se faça justiça, ou defensores de que “não vale a pena” – “porque não se viriam remediar males feitos, se males houve…” – são esses msmos que, se acaso um seu investimento (em arte, por exemplo) for roubado e ficar com mazelas, mais justiça pedem, dura e rápida, para punir quem lhes furtou o objecto e o teria danificado. E não lhes toquem no seu BMW, ou na sua casa da praia, quando não é um jactozinho, apesar de seguros e bem seguros.

Pasmo (pasmo?) e indigno-me (indigno-me!)

Quando as vítimas são crianças e à nossa (de todos!) responsabilidade porque da sociedade, maiores são os crimes e mais necessário e urgente é que se faça justiça.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao blog Vale a Pena Lutar! É excelente!
Pedro Namora (Dr.), um casapiano que teve a coragem de dar a cara, solidarizando-se com as vítimas do processo Casa Pia! Tem sofrido grandes dissabores.
Este processo envergonha o país!
Um processo que se vai arrastando, tentando que se esqueça. Um processo confuso, desordenado!
É um escândalo! Membros do governo, deputados, políticos, embaixadores, profissionais da TV, médicos! Todos réus! Protegidos por um grande grupo de indivíduos, uns invisíveis outro nem tanto! O Polvo! Quem lhes tocar, eles tentam humilhar, processar, aniquilar! Todos aqueles que se envolveram (no processo) a favor ou solidarizando-se com as vítimas, tornaram-se elas próprias vítimas!
Se não vejamos, alguns exemplos:
PEDRO NAMORA, despedido da Câmara de Odivelas, presidida pela socialista Susana Amador, com vários processos em tribunal, provocações e humilhações constantes no seu e outros blog.
FELÍCIA CABRITA, rescinde contrato no Diário de Notícias, devido a fortes pressões.
JOAQUIM VIEIRA, da direcção da Grande Reportagem, afastado.
CATALINA PESTANA, sofre pressões e só não é afastada, devido à intervenção do PR.
MANUELA MOURA GUEDES, afastada de pivot da TVI, fazia um dos telejornais com maior audiência no país, é testemunha a favor das vítimas.
ANTÓNIO CALDEIRA (Dr), acusado de desobediência simples - foi absolvido, no tribunal de Alcobaça! O Ministério Público recorreu para o Tribunal de Coimbra. (Escreveu no blog o que “eles” não queriam!
Nada sei do processo, limito-me a ler nos jornais e alguns blogs.
Sei que aos pedófilos, ninguém lhes toca! Tem a ousadia de (fazendo-se de vitimas) ameaçar ou até processar as verdadeiras vitimas.
É um escândalo!
Vejo revolta quando um árbitro não vê o golo!
Vejo multidões nas eleições de um clube!
Vejo manifestações quando retiram o padre da paróquia!
Vejo apatia total do cidadão sobre o processo Casa Pia!
Depois do Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça – Setúbal, no caso dos maus-tratos à criança deficiente!!!
Não sei! Estou estupefacta!
Resta-me proferir a “palavra de ordem” do Pedro,
A Luta Continua!
Vale a Pena Lutar!

Sérgio,
Parabéns, pela tua atitude sempre solidária, sempre presente pelas causas nobres, como a sessão no Som da Tinta com Pedro Namora!

GR

Anónimo disse...

Estou de perfeito acordo consigo. A Justiça (ou a falta dela) são um dos maiores problemas deste país.