sábado, abril 08, 2006

100 palavras e 1lustração - 4

Há 32 anos, por esta altura do ano, vivia-se de maneira muito diferente em Portugal. A 16 de Março, abortara um golpe militar, nas Caldas da Rainha (o Zé Quim que conte). O dia 25 de Abril vinha a caminho, cumprindo calendário. Muita coisa para contar. Em cem palavras:


DESENCONTROS
Entre 16.03 e 25.04 de 1974 muitos jornalistas aterraram no aeroporto da Portela.
Quando nos avisaram da chegada daquela equipa da televisão belga estávamos em Coimbra, então a mais de duas horas de carro de Lisboa.
Telefonámos, conspirativamente, a um amigo para os esperar e marcar encontro na “cervejaria Trindade”.
Só que também havia – e há – o “restaurante Trindade”. E os belgas meteram-se num táxi e pediram “restaurant Trindádé”. Onde habitualmente jantavam pides…
Por isso, enquanto os esperávamos metros acima, os bons dos belgas lamentavam a falta de pontualidade portuga e berravam os nossos nomes para sensíveis ouvidos policiais-pidescos…
Por essas e por outras:

2 comentários:

Lobo Sentado disse...

É curioso. Este teu post começa quase do mesmo modo que o que tenho planeado para mais logo (há 32 anos...). Apesar do mau bocado que passaste, adoro essa referência.
E o número que te deram: 26987... seriam todos presos políticos? O teu blog não tarda muito chega lá...
Enfim, já se acreditava na primavera marcelista e lá ocorreram esses descuidos, pouco prováveis uns anos antes.

Anónimo disse...

Vou continuar a ler as 100 e mais 100 e outras tantas palavras. Palavras que contam o período mais bárbaro, desumano da nossa História! Porém, contarás também o período mais feliz que a História alguma vez teve.
Quanto à fotografia, depois de ler o comentário do Pedro Namora, as minhas palavras tornam-se pequenas, insignificantes!

Já consideraste fazer um livro exactamente como “o” estás a escrever no blog?

GR