quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Manias...

Tratado sobre as manias minhas
ou as minhas manias por mim (re)tratadas
com um abraço amigo para o Luís Vieira

Circula (pouco) por aí, pela blogosfera, um convite-desafio a que cada um diga de suas manias. Vindo até mim de quem veio (do Luís Vieira) e não sendo eu de deixar cair desafios ou afrontas, porque não sou de levar desaforo para casa como diz quem fala brasileirês, aqui me ponho a responder.

Vamos lá então às manias cá do man…

Às vezes, tenho a mania que sou bom… mas não tenho a que seja dos melhores,
embora, por vezes outras, tenha a mania que sou mau… mas não tenho a que seja dos piores.

Não tenho manias supersticiosas, daquelas de entrar com o pé direito (e sair com o pé esquerdo?), de nem não querer ver gatos pretos (é pretos, não é(e não o faço, claro, quando vejo que há pinturas em curso lá em cima), de me benzer ao pisar a relva e outros pisos ou de os beijar (para não perder jogos, que alguns até de azar são), e etc., etc.. Tenho a mania de não ser supersticioso… se calhar porque não dá sorte.
No entanto confesso que não gosto nada de ver um par de sapatos com o do pé esquerdo à direita do do pé direito. Eu digo que é por uma questão de arrumação. Será mania?

Falando de coisas mais sérias, acho que não tenho a mania da perseguição mas já fui (e sou) perseguido por umas certas manias que tinha (e tenho). Como a de querer mudar o mundo por não gostar dele como estava (e está), que caminhos e por onde os percorria (e percorre). Esta mania já a tive agravada com uma outra de ser capaz de sozinho o mudar, mas dessa depressa me curei. Ou fui curado, cá com uma certa e dura terapêutica.

Para encurtar razões, perguntei à minha companheira que manias é que ela acha que eu tenho e, porque a pergunta foi em má altura, teve uma resposta torta “que mania que tu tens de me fazer perguntas parvas…”. E mais não disse e eu, por esse lado, fiquei descansado, quanto a manias.

Mas sei que, se ela lesse isto antes de eu publicar, diria “lá estás tu com a tua mania de escrever demais…”. Por isso, acabo já. Na verdade, nesta blogomania, não dá para escrever muito.

13 comentários:

Tanita disse...

Muito ou pouco, estas palavras cheias de manias estão deliciosas de se ler!
Eu cá também tenho algumas manias... Tenho aquelas que admito ter e aquelas que dizem que tenho...
Ummm, tenho de pensar sobre o assunto.

Sérgio Ribeiro disse...

É sempre bom, é sempre bom...
Obrigado pelo comentário.

Anónimo disse...

O Alfredo é um tipo assim para o baixote e gordo. Há quem diga que é um bocado "atravancado" e cheio de manias. Casou cedo com a Glória, rapariga de boas famílias, mas também ela um pouco "atravancada". Aos sábados, e por comum acordo, reservam os dez minutos que antecedem o sono para satisfazer apetites próprios da natureza "bichana" de cada um. O Alfredo que como já foi dito é um pouco maniento cumpre religiosamente um ritual sagrado que Glória nem se atreve a questionar, aliás, a única coisa que faz é esperar debaixo dos lençóis com a camisa de dormir arregaçada e as pernas ligeiramente abertas. Durante o coito propriamente dito costuma contar baixinho até 100 e depois conta os mesmos 100 números de trás para a frente. Assim espera que "a coisa passe depressa".
Ora, estando Glória devidamente preparada na penumbra do quarto, Alfredo entra, pousa o relógio na cómoda junto à estátua de Stª Teresinha, que é imediatamente virada para a parede em sinal de respeito.
Despe-se devagar e cansa-se mesmo antes de "a coisa" começar. Estando finalmente em cuecas e meias, que não tira por causa do frio, dirige-se para a cama e mergulha lençois adentro. Hoje a Glória começou cedo, quando sentiu a mão papuda de Alfredo levantar-lhe a camisa já ia no número 23. Depois de rodar o corpo pesado para cima daquela que o espera sem qualquer calor ou humidade que lhe corra de dentro para fora, Alfredo, vá-se lá saber porquê, tapa-lhe a cara com a almofada e repete a mesma ladainha de sempre, "estás a olhar para onde sua porca?" Depois sem qualquer entrada que geralmente antecede o prato principal, entra por ela adentro ao mesmo tempo que grunhe "aguenta porca! aguenta porca!" Estão os dois neste desarrumo quando por volta do número 32 (isto já em contagem decrescente) Alfredo ofegante e com as meias quase despidas, tal é o seu ímpeto, solta amarras e desagua, cansado, ao mesmo tempo que rebola para o lado e adormece imediatamente sem nunca deixar de presentear Glória com um ronco sonoro. Glória por sua vez desenterra-se do colchão onde à pouco se afundava e dirige-se ao quarto de banho já a pensar que só faltam sete dias para o próximo sábado.
O Alfredo é lixado. Manias...

Sérgio Ribeiro disse...

É pá!
Que bem contado! Excelente.
Com o meu pendor de professor (manias...) só não dou 20 por falta de um agá onde ele deveria estar... quase a chegar ao fim do texto (e da contagem decrescente).
Não escrevo "imprima-se" porque isso lembra coisas tristes mas assino: publique-se!

Anónimo disse...

A mania que o Sérgio Ribeiro tem de responder aos desafios de uma forma diferente, bem pensada, bem elaborada, faz com que nos ofereça respostas como estas. Há manias que se devem manter.

Lobo Sentado disse...

Manias!

O mundo é velha cena ensanguentada,
Coberta de remendos, picaresca;
A vida é chula farsa assobiada,
Ou selvagem tragédia romanesca.

Eu sei um bom rapaz, -- hoje uma ossada, --
Que amava certa dama pedantesca,
Perversíssima, esquálida e chagada,
Mas cheia de jactância quixotesca.

Aos domingos a deia já rugosa,
Concedia-lhe o braço, com preguiça,
E o dengue, em atitude receosa,

Na sujeição canina mais submissa,
Levava na tremente mão nervosa,
O livro com que a amante ia ouvir missa!

Cesário Verde

Anónimo disse...

Como está frio só digo uma das minhas manias: mania de responder a tudo, ou a muitas coisas. Há comentários que não merecem resposta! Não me refiro a uma situação concreta mas a várias por que já passei.

Anónimo disse...

Não é que ganhei outra mania?!
Vir quase diariamente consultar este blog.
Há quem defenda que os extremos se 'tocam' (salvo seja) - se calhar (tambem) ganhei a mania de discordar em muita coisa do 'dono' do blog!
Abraço Presidente (camarada se preferir)
PS (leia-se post scriptum, não vá gerar confusão): Esta sua 'cronica' das manias é um regalo.

Anónimo disse...

PS2: Manias ou teimosias?

Sérgio Ribeiro disse...

Comentário-resposta colectivo a comentários (últimos):
Tita, obrigado! Isto é uma questão de... idade. Saiu assim, sem prévia preparação, estava cá dentro porque muita coisa já foi vivida.
Luís, como já te disse mais Cesário nunca é demais! Obrigado.
Olá, redcat. Como estás tu? Não tenho visto fotografias tuas (que excelente mania) e têm-me feito falta.
Olá, GR, tu vais desen-cantar cada um. Este Dick Farney lembra-me tanta coisa (boa manias meio-românticas que ficaram...). Obrigado.
Mário Abreu, companheiro! Que porreiro tê-lo neste grupo. Extremos? Nenhum de nós está nas extremidades-intransigências do que quer que seja (isto é para estarmos sempre em desacordo...) por isso nos "tocamos" (salvo seja, como o PS...) em conversas animadas e a terem de ser continuadas. Já agora: quem teima é porque tem manias, quem tem manias é porque teima, um maniento é teimoso e vice-versa. Abraço

Anónimo disse...

Aqui está a prova viva de que o português tem a mania de( e peço desculpa pela expressão) "dar à língua" ou, para ser mais correcta, de "dar à tecla" e ainda bem que assim é! É que eu tenho a mania de me divertir,confesso, ou de fazer por isso, e sem dúvida que este post e seus digníssimos comentários e comentadores alimentaram-me a desgraçada desta mania!
"E p'ra MANIA não vai nada nada nada???? Tudo! Irra,irra xiribitatata urra urra!"

Anónimo disse...

éfe-érre-á!

Anónimo disse...

Há manias que vêm por bem, e são essas que devem pervalecer.
Que pervaleça essa tua mania de PENSAR, DESAFIAR e SER DESAFIADO, e de ESCREVER! Que a tantas pessoas faz pensar, desafiar e escrever (comentários).
Um grande Abraço