quinta-feira, novembro 03, 2005

Melroeira esteve em festa (em 1941... segundo o Notícias de Ourém de então)

Do OurémOutrora - que tanta falta nos vai fazendo, porque o seu autor anda por não menos meritórias tarefas - ainda colhemos "pérolas" como esta
Melroeira esteve em festa

Melroeira (Atouguia) esteve em festa no passado domingo por motivo da inauguração duma fonte.
Foi razão de grande regozijo, em Melroeira, freguesia da Atouguia, deste concelho, a inauguração dum melhoramento, a inauguração que se realizou no passado domingo com a assistência do Sr., Presidente da Câmara e outros membros da Vereação, Junta de Freguesia e Regedor da Atouguia, Banda de Vila Nova de Ourém e povo da Melroeira e arredores.
Esteve em festa a boa gente desta região que de há muito aspirava possuir uma fonte digna desse nome, melhoramento que viu finalmente realizado graças à iniciativa duma comissão local composta pelos Srs. Manuel Batista, António Batista, Joaquim Vieira, Teófilo Ferreira e António Ferreira Borda de Agua, comissão esta que junto da Câmara, da Confraria de N. S. Amaro, da Junta de Freguesia da Atouguia e do povo conseguiu o auxílio necessário para levar a efeito tal melhoramento.
Na inauguração desta fonte, festa a que presidiu o Sr. Capitão Vieira Justo, Presidente do Município proferiu esta Autoridade palavras de louvor às pessoas que constituíam a comissão cuja boa vontade sinceridade e justiça reconheceu pelo que lhes prestou todo o concurso dentro das possibilidades do erário Municipal.
O Sr. Presidente da Câmara disse ainda do muito interesse que à Vereação mereciam estas iniciativas e bem assim tudo quanto representasse melhoria de situação para as populações rurais.
Por fim, explicando que todos estes benefícios resultavam afinal da sábia orientação de Carmona e Salazar levantou a estes um viva e em seguida outro ao Chefe do Distrito, Sr. Dr. Eugénio de Lemos o qual impossibilitado de comparecer como era seu desejo, delegara nele Presidente – afirmou – a sua representação.
Todas estas saudações foram entusiasticamente correspondidas.
A excelente Banda de Vila Nova de Ourém que abrilhantou o acto realizou também um concerto no adro da Capela de N. S. do Amparo.
(No “Noticias de Ourém” a 09/11/1941)

E eu não resisti ao comentário:

Em 1941, a inauguração de fontes na Melroeira resultava da "sábia orientação de Carmona e Salazar"... e metia foguetes e “a excelente banda de Vila Nova de Ourém”.

&-----&-----&

E a "boa gente desta região" correspondia entusiasticamente às saudações!

&-----&-----&

Que tempos! Que eu vivi.

&-----&-----&

E como, mais tarde, não concordei com essa "sábia orientação", sofri-lhe as consequências…

&-----&-----&

Agora, teríamos por cá "sábias orientações" que não se podem pôr em prática (inaugurar fontes e essas coisas...) porque os PDM e os PIDDAC são o que são por (dizem...) os governos centrais serem como os partidos alternantes nas maiorias querem que eles sejam.

&-----&-----&

E a “boa gente" destas regiões vota, escolhendo quem há-de pôr em prática as “sábias orientações”...
&-----&-----&
As "sábias orientações" que, outrora, seriam de Salazar e Carmona e que, hoje, não se sabe muito bem de quem são, mas que da "boa gente" não serão (até um dia, até um dia!)

&-----&-----&

Estes tempos vivo.

&-----&-----&

Que bem diferentes de outros que já vivi são!

&-----&-----&

Muitos tempos vive quem muito tempo leva de vida...

4 comentários:

Anónimo disse...

Melroeira (Atouguia) em 1941.
Com o passar dos tempos veio Ourém, não a Vila, simplesmente Ourém, depois a Nossa Senhora das Misericórdias; (a Senhora não tem culpa) deixando ainda hoje dúvidas quanto ao limite das freguesias Atouguia/Nª Sª das Misericórdias e dos lugares Pinhel/Melroeira.
Para uns é a estrada para Fátima; para outros é uma linha imaginária que atravessa o lugar da Melroeira.
Estórias da História

domfuas disse...

eu tenho que discordar disto senao nao faz sentido um comentario que fiz por aí,a freguesia de atougia foi fundada em 19.3.1953...a proposito ainda tenho memoria da antiga igreja da atouguia,ninguem tem fotos por aí????

Rosa dos Ventos disse...

Um retrato fiel do Portugal do Estado Novo! :)

Abraço

Joana disse...

https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpt1/v/t1.0-9/12036701_971604646195664_3535972429803102116_n.jpg?oh=a2ac5124474ecf1dc7c3dc41b3a7a0eb&oe=56955EB9

https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpt1/v/t1.0-9/12036701_971604646195664_3535972429803102116_n.jpg?oh=a2ac5124474ecf1dc7c3dc41b3a7a0eb&oe=56955EB9